Feira da Cidade estreia na programação do Pelourinho Dia e Noite

Gastronomia, No Circuito
23 de agosto de 2015
por Genilson Coutinho

FEIRADACIDADE

Depois de passar pela Centenário, Imbuí, Jardim dos Namorados e Barra, a Feira da Cidade chega pela primeira vez ao Terreiro de Jesus, como parte da programação do Pelourinho Dia e Noite, neste final de semana (22 e 23). Com o tema Salvador-África, o sabor e a cultura africana estarão em evidência em toda a feira, desde as peças que vão compor o cenário até as opções de gastronomia.

O evento realizado em parceria com a Prefeitura, por intermédio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), promete movimentar o Centro Histórico no sábado (22), das 11h às 18h, e no domingo (23), das 9h às 18h, com música, gastronomia, arte e estacionamento para bicicletas. Para esta edição, a grande novidade será a “Visita Guiada”, que vai proporcionar ao soteropolitano revisitar o Pelourinho.

De acordo com o presidente da Saltur, Isaac Edington, levar a Feira da Cidade para o Pelourinho é mais uma motivação para que o soteropolitano conheça o Pelô e sua história. “Tenho certeza que essa será uma edição inesquecível. A intenção é ocupar os espaços públicos da cidade com arte e cultura, e o Centro Histórico já é um cenário natural para isso”, pontuou.

Visita Guiada – Além da diversidade gastronômica e das curiosidades dos estandes de arte, que já são tradição na Feira da Cidade, os visitantes poderão participar de um passeio gratuito, de uma hora, pelas ruas do Pelourinho, acompanhado por um guia. O roteiro começa no Terreiro de Jesus, onde vai acontecer a Feira da Cidade, passando pelos principais pontos turísticos, a exemplo de museus igrejas. O tour terá quatro saídas, duas no sábado (22), às 14h e às 16h, e as outras no domingo (23), às 10h e às 13h. Para participar do tour é preciso se inscrever pela fanpage da Saltur no Facebook (www.facebook.com/salturpms) até sexta-feira (21). Serão 30 vagas para o passeio.

 

Dentro das novidades para a Feira da Cidade no Pelourinho está também a estreia do projeto Barraca da Cozinha Africana, capitaneada pelas chefs Ana Célia Batista, do restaurante africano Zanzibar, e Angélica Moreira, do projeto Ajeum da Diáspora. De acordo com a produtora da Feira da Cidade, Carla Maciel, o Barraca Africana vai seguir para outros bairros, assim como aconteceu com “Delícias da Ribeira”, que participou do evento na Cidade Baixa e está há quase um ano no projeto. “ A nossa ideia é agregar as mais diversas manifestações, das variadas praças que passamos. Essa é a cultura da Feira”, enfatizou.-