Feira da Cidade: Comemoração de 2 anos terá Festival de Música Instrumental

Gastronomia, No Circuito
24 de setembro de 2016
por Genilson Coutinho

Em meio a estação das flores nascia o primeiro movimento de rua de Salvador, que reúne gastronomia, música, manufatura e arte, a Feira da Cidade. Para comemorar a marca de 2 anos, uma festa muito especial está sendo preparada para este final de semana (24 e 25), no canteiro central da Avenida Centenário, com Festival de Música Instrumental, palco infantil com a apresentação do Playgrude, 80 expositores de diversos seguimentos, feira de orgânicos, oficina de jardinagem com Canteiros Coletivos, Bike Anjo, exposição de carros antigos e Djs.  O evento começa às 10h e segue até às 20h, nos dois dias.

A grande novidade para esta edição é um dia todo dedicado à música instrumental, um verdadeiro Festival. As apresentações começam a partir das 12h, com a Orquestra de Pandeiros, com um show que mistura tradição e modernidade, executando ritmos tradicionais populares. No repertório, canções autorais e releituras de artistas consagrados como Gilberto Gil e Vinícius de Moraes.

Às 14h, o som fica por conta do FUNFUN DÚDÚ, que tem um repertório híbrido e dançante, a banda propõe misturas inovadoras e nos seus arranjos uma nova roupagem de canções já conhecidas a exemplo da Voz e Vento (Hermeto Pascoal), um baião, que é tocada no ritmo da lambada. Para o final da tarde, O Quarteto JAM no MAM vai levar a sua pluralidade de ritmos da cultural popular local, com um repertório instrumental autoral e também cheio de standards do jazz nacional e internacional.

De acordo com a produtora e idealizadora da Feira da Cidade, Carla Maciel, essa será uma edição com diversas atividades para que as pessoas possam apreciar e compartilhar das inúmeras experiências vividas da Feira durante esses dois anos, em mais de 15 bairros. “Só temos motivos para comemorar. Estamos nas ruas há dois anos, mostrando que é possível ocupar os espaços públicos com arte e cultura para a população”, enfatizou.

Carla fez questão de destacar a parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, que faz toda a diferença para a realização da Feira. “A Feira nasceu junto com o Festival da Primavera em 2014, no Rio Vermelho, e de lá para cá só fortalecemos essa parceria”.

 Programação

Além do Festival de Música Instrumental, a Feira da Cidade terá uma programação variada para todos os gostos, com oficinas infantis de jardinagem e ilustração, e de customização de camisas e ecobags. Durante os dias, também vai acontecer contação de histórias e um palco infantil, que terá diversas brincadeiras e no domingo (25) a apresentação do musical infantil Playgrude. Completando a programação dominical, a música ficará por conta do Tabuleiro Musiquim, Peu Tanajura e Marcela Bellas.

Ao todo, 80 expositores estarão participando da edição comemorativa dos 2 anos de Feira da Cidade, nos mais diversos segmentos, que vão desde a gastronomia regional e internacional até a venda de vinil e de manufaturas.

O que é: Feira da Cidade – Comemoração de 2 anos/ Festival da Primavera

Local: Avenida Centenário

Data: 24 e 25 (sábado e domingo)