Família de Jorge Amado apresenta peça assinada por Niemeyer, nunca vista em público

No Circuito
10 de agosto de 2014
por Genilson Coutinho

joge

A família de Jorge Amado escolheu uma forma diferenciada para marcar o aniversário do escritor, celebrado neste domingo, dia dos pais. Vai apresentar aos baianos, de forma inédita, uma escultura em formato de flor feita pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

A peça faz parte da exposição “Casa do Rio Vermelho e será apresentada à imprensa, pela primeira vez, em um coquetel exclusivo para convidados. O evento acontece nesta segunda-feira (11), à partir das 18h, na Alameda das Grifes, no Shopping Iguatemi.

A escultura foi presenteada a Zélia Gattai no ano do falecimento do Jorge Amado. É uma obra inédita, somente vista pelos familiares e amigos próximos. O presente feito pelo arquiteto tem um grande significado para a família Amado.

“Muito mais do que uma escultura, foi uma homenagem de Niemeyer à nossa família. Ela ficará em um local especial, onde estão depositadas as cinzas dos meus avós”, ressalta Maria João, neta de Jorge Amado e uma das organizadoras da exposição.

Dois símbolos de amor e paz se mesclam na peça. Uma verdadeira alusão ao amor do casal de escritores que tanto orgulharam a Bahia.  “Trata-se de uma flor feita em ferro na cor vermelha, que a depender do ângulo que se transforma em uma pomba a depender do ângulo que for vista”, explica o neto, Joga Amado.

A Exposição “Casa do Rio Vermelho” será aberta neste domingo (10) e fica em cartaz até 10 de setembro, na Alameda das Grifes, do Shopping Iguatemi. A mostra com 54 peças trás fotografias exclusivas, correspondências, manuscritos, esculturas e objetos pessoais dos escritores Jorge Amado e da esposa Zélia Gattai.  A entrada é gratuita.