Faculdade promove evento sobre cuidados em saúde com a população LGBTQI+

Notícias
12 de setembro de 2019
por Genilson Coutinho
A Faculdade Baiana de Medicina está promovendo um curso voltado para os cuidados e atendimento em saúde voltados para a população LGBTQ, com a coordenação da Prof.ª Marlene Barreto Santos Miranda – Cirurgiã Dentista, e do Prof.º Ricardo Araújo da Silva – Cirurgião Dentista.
O objetivo do evento é discutir a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), que foi implementada em 2013 pelo Ministério da Saúde. A Política LGBT é composta por um conjunto de diretrizes cuja operacionalização requer planos contendo estratégias e metas sanitárias e sua execução requer desafios e compromissos das instâncias de governo, especialmente das secretarias estaduais e municipais de saúde, dos conselhos de saúde e de todas as áreas do Ministério da Saúde.
Tal política determina pontos importantes nas diretrizes do SUS, a exemplo da equidade, universalidade e integralidade. É plausível dizer que nossa sociedade está moldada a partir de fortes desigualdades de gênero, raça/etnia, classe social, geração e orientação sexual. No caso específico das relações de gênero, a sociedade tem um princípio organizador a partir da heterossexualidade nas suas práticas sociais, tanto aquelas de caráter individual como as de caráter institucional e assim, reiteradamente, grupos LGBT permanecem sem possibilidades de visibilidade em ambientes heteronormativos.
Em se tratando do âmbito da saúde, desde a consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS – percebe-se o grande desafio que os profissionais enfrentam para romper o preconceito frente à diversidade sexual. Diante disso, verifica-se a necessidade de uma orientação sólida que prepare a área da saúde na formação dos/as profissionais para buscar conhecer a real necessidade dessa parcela da população, objetivando o cuidado humanizado, garantindo assim, o direito de qualquer cidadã/ão a um atendimento, no serviço de saúde, de forma digna e humana.

Inscrições aqui .