EXÚ a boca do universo estreia este mês no Teatro Castro Alves

Sem categoria
13 de março de 2014
por Genilson Coutinho

O grupo NATA – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas, vencedor da edição 2013 do Edital TCA.NÚCLEO estreia no dia 20 , de março  espetáculo “Exú, a Boca do Universo”, XIX montagem do Núcleo de Teatro Castro Alves.

O NATA tem promovido uma intensa ocupação artística no TCA, iniciada no dia 31 de outubro de 2013, com o projeto Exu Sile Oná, vencedor do TCA.NÚCLEO 2013. Além deste espetáculo inédito que está por vir, a empreitada do NATA no TCA tem contemplado uma série de oficinas, workshops, seminários, mostra de filmes, ensaios abertos, saraus, intercâmbios, além de apresentações artísticas do próprio NATA e da Companhia do Miolo (SP), grupo convidado para o intercâmbio artístico previsto no Edital de ocupação deste complexo cultural. O Edital TCA.NÚCLEO é uma realização do Teatro Castro Alves, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA) com produção da Kalik Produções Artísticas.

Servico:

EXU A BOCA DO UNIVERSO

Sexta a Domingo: 20 a 30/03, qui a dom, 17h / sessão extra: 23/03, 11h

Onde: Vão Livre TCA

Entrada: FRANCA

 

“‘Exu – a boca do universo’ é um espetáculo de celebração à vida.  O espetáculo narra sem compromisso cronológico momentos em que Exu se mostra diferente daquilo que tanto se pregou na cultura ocidental sobre o orixá que rege a comunicação e a liberdade no candomblé. Optando por uma dramaturgia músico-poética, pela encenação em um espaço aberto e por atores que se personificam sobre as diversas concepções do orixá Exu, o humano e o divino se entrelaçam na celebração à condição de estar vivo. Exu em suas várias facetas se mostra no espetáculo como alguém que valoriza o movimento da vida, do falar ao agir, do pensar ao sentir.”