Exposições showrooms,livraria e debates movimentaram o Bahia Moda

Sem categoria
26 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho

Exposições, showrooms de marcas baianas, cafés, mesas-redondas, lounges e salas de oficinas e de palestras fazem da Área de Convivência o espaço mais concorrido do Bahia Moda Design, que encerra hoje (quinta-feira), na Itaipava Arena Fonte Nova. Fashionistas, empresários, lojistas, jornalistas e blogueiros movimentaram a confortável e espaçosa área desde às 14h, quando o evento é aberto ao público. A área de convivência foi toda decorada com móveis e divisórias produzidos em madeira ecológica, muitas plantas e os espaços das Rodadas de Negócio ganharam todo mobiliário em papelão.

RODADA DE NEGÓCIOS

No primeiro dia, os showrooms da marcas Mahalo, Bonie, Maddá, Lela Canela, Maria Fernanda, Adocica, Haiduck, Lorena, Cia 29, Yes Bahia, Fio Têxtil, Anaport e Iza & Bell receberam compradores do estado e de outras regiões do país. São marcas de Salvador e de Feira de Santana que participam das Rodadas de Negócios, na qual comercializam suas coleções para o Verão 2014. “O primeiro dia foi muito produtivo. A coleção da Maddá vem agradando muito público interessa nessa moda genuinamente baiana”. comentou a empresária Adriana Liberato.

EXPOSIÇÃO

A exposição com looks de estilistas baianos é um das mais concorridas e fotografadas do evento. Neste espaço, convidados podem conferir criações de estilistas baianos revelados no Concurso de Novos Talentos, realizado pelo Shopping Barra desde 1999. São criações de estilistas que ganharam destaque no cenário nacional e internacional da moda, são eles: Ana Bittencourt, Aládio Marques, Artemísia, Iuri Sarmento, Jorge Nascimento, Karol Farias, Leila da Cruz, Luciana Galeão, Marcia Ganem, Roney e George, Sillas Filgueira, Vinicius Cerqueira, Vitorino Campos, Úrsula Félix e 220 volts.

MESA-REDONDA

A mesa-redonda que contou com o tema ‘Design X DNA da marca’ bateu recorde de público. A sala comportava 70 pessoas, mas a porta do encontro ficou repleta de gente interessada e curiosa por ouvir as experiências de grandes nomes da moda nacional e local. A discussão mediada por Phaedra Brasil contou com a participação do designer paulista Mário Queiroz, que além de estilista foi um dos responsáveis pelo projeto e implantação do curso de graduação de Design e Moda na Universidade Anhembi Morumbi; do estilista Mario Francisco que já desenvolveu coleções para marcas como TNG, M.Officer e Chillin Beans, e foi um dos 8 estilistas convidados pela ABIT para divulgar a moda brasileira em Paris e Londres, dentro do programa Ponto Zero; do empresário baiano João Damascena que comanda a loja MITO, focada em uma moda casual que veste um público diverso e que possui uma linguagem própria e divertida; do estilista Jeferson Ribeiro que é ex-aluno do SENAC e possui uma marca com seu nome, além de já ter desfilado sua coleção no Dragão Fashion, em 2013; e por fim, da empresária Lorena, que comanda uma rede de fast fashion especializada na classe C, na cidade de Feira de Santana, na Bahia.

LIVRARIA

A Livraria do Senac é também um dos espaços mais visitados do Centro de Convivência. Criadores, estudantes e fashionistas podem adquirir livros de várias áreas relacionadas à moda, com 10% de descontos. Destaque para os títulos Visagismo: Harmonia e Estética, de Philip Hallawell; Moda em 360 Graus, de Ilce Liger; Personal Stylist: Guia para Consultor de Moda, de Titta Aguiar; Chic, de Glória Kalil; Tecidos: História, Tramas e Tipos; de Dinah Bueno; Design de Sapatos, de Ari Choklat; Moda Artesanal Brasileira na Visão de um Personal Stylis; de Titta Aguiar; Coolhunters: Caçadores de Tendência, de Marta Dominguez; e Como Compreender Moda; de Fiona Ffjoulkes.

BMD 2013

O Bahia Moda Design – BMD – revela o DNA baiano na moda, reunindo desfiles, encontro de negócios (showrooms), palestras, exposição e oficinas, nesta quarta e quinta (dias 25 e 26 de setembro), na Itaipava Arena Fonte Nova. Mais uma vez a Bahia inova no cenário da moda com o primeiro grande evento em uma arena da Copa do Mundo. O Bahia Moda Design, com coordenação geral da Projeto SSA, é uma realização do SINDVEST, com patrocínio do SENAC, FIEB-SENAI e SEBRAE.

FICHA TÉCNICA

Realização: SINDVEST Salvador e SINDVEST Feira de Santana.
Coordenação: Projeto SSA.
Patrocínio: SENAC, FIEB-SENAI e SEBRAE.
Apoio: Itaipava Arena Fonte Nova e Shopping Barra.
Apoito Cultural: TV Bahia.
Colaboradores: Estúdio Roda, Tao-Tao Engenharia, Canal Som e Canal Produções, VR Vídeos, Diferente Agência de Imagens, Hi Serviços Cenografia, Melissa, Burana e ABX Contempo.