Exposição:Museu Tempostal promove a exposição O Bairro do Comércio

Sem categoria
21 de maio de 2013
por Genilson Coutinho


Até 13 de outubro, o Museu Tempostal apresenta a exposição “O Bairro do Comércio”, composta por postais e fotos que retratam a região do Comércio, no trecho da Preguiça até o antigo Mercado do Ouro, da primeira década do século XX até os anos 80. Através de cerca de 100 imagens, a mostra apresenta aspectos históricos, urbanísticos e arquitetônicos do bairro, que foi criado para servir de ancoradouro das naus que traziam insumos de outros países, a exemplo de produtos manufaturados da Europa, e retornavam com o que se produzia por aqui (açúcar, fumo, algodão, madeiras de lei e couro).

Para o historiador Candido Costa e Silva, que assina o texto de abertura da exposição, “esse espaço portuário foi o que pareceu mais conveniente aos que estavam encarregados de decidir. Tomé de Souza procurou dispor de espaços adequados para armazenar materiais de construção, alojar ferramentas e arranchar a mão de obra da cidade que se edificava no alto”. O historiador conta ainda que as transformações urbanas como “a vasta Praça do Comércio” foram decorrentes do tratado de comércio com a Inglaterra (1810) e das franquias comerciais (1814) que resultaram na presença de franceses, ingleses e alemães. Já entre 1840 e 1850, se instalaram na região vários estabelecimentos de crédito como Banco Comercial da Província da Bahia (1845), Sociedade de Comércio da Bahia (1848), Caixa Comercial (1848) e outros.

Esses e outros momentos da história do bairro do Comércio podem ser conhecidos através de imagens na exposição, que fica aberta à visitação de terça a sexta, das 10h às 18h, e no final de semana e feriados, das 12h às 17h.

Serviço:

O que: Exposição O Bairro do Comércio
Quando: até 13 de outubro de 2013
Onde: Museu Tempostal – Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho. Tel: (71) 3117-6383
Realização: Museu Tempostal/DIMUS/IPAC