Exposição sobre o Santo Sudário será aberta para visitação a partir desta quarta-feira (13), em Salvador

Arte e Exposições, Serviços
12 de maio de 2015
por Genilson Coutinho
Dom Murilo Krieger/Foto: Genilson Coutinho

Dom Murilo Krieger/Foto: Genilson Coutinho

Pensando em promover uma experiência inesquecível para os soteropolitanos, o Shopping da Bahia trouxe para Salvador a Exposição Internacional “Quem é o Homem do Sudário?”. A abertura da exposição aconteceu na tarde desta terça-feira (12), com a presença de Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, além do Padre Alexandre Paciolli, curador desta exposição e responsável pela sua execução no Brasil. A produção ficará no Estacionamento F do Shopping da Bahia até o dia 30 de junho e a entrada é gratuita.

Dom Murilo Krieger e Ewerton Visco diretor da Aliansce/ Foto: Genilson Coutinho

Dom Murilo Krieger e Ewerton Visco diretor da Aliansce/ Foto: Genilson Coutinho

O Santo Sudário é um pano de linho que foi utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação, deixando marcas que vêm se acentuando com o passar dos anos. Muitos estudiosos e cientistas analisam o caso para provar a veracidade do objeto, mas não há um consenso sobre os resultados. O Santo Sudário original está exposto na Catedral de São João Batista, em Turim, na Itália.

O projeto irá permitir que cristãos e curiosos acerca das temáticas religiosas conheçam um pouco mais da história deste símbolo religioso. A exposição conta com mais de 30 painéis, réplicas da exposição originalmente vista em Israel, além de um grande estudo realizado com cientistas de diversas áreas.

Foto_Genilson_coutinho_Casamento 087

Dividida em cinco fases, a exposição conta com a réplica de flagelos, das moedas colocadas sobre os olhos do Homem do Sudário, coroa de espinhos e pregos, produzidos em Israel, como os que foram utilizados na crucificação. Os visitantes também podem conferir um holograma que reproduz em 3D a imagem sindônica feita pelo cientista holandês Petrus Soons. A mostra conta também com vídeos que explicam fases da exposição e traz ainda, um facsímiledo pano original. Para finalizar, uma estátua de bronze, em tamanho real, que reproduz a posição exata em que o Homem do Sudário foi envolto pelo tecido, feita também na Itália.

Segundo o responsável pela exposição, Padre Alexandre Paciolli, e estudiosos sobre o Sudário, a mostra traz uma série de revelações que a ciência tem estudado a fundo em todo o mundo em quase 200 horas de trabalho de pesquisas sobre o tecido fúnebre. “Química, física, numismática, biologia… Quantas áreas nos levam a percorrer o passo a passo desse grande estudo, que possui representatividade no mundo. Para mim, o sudário de Turim é um grande desafio à ciência e nos ajuda a crescer em muitos campos culturais”, diz o Padre Alexandre.

A exposição do Santo Sudário promete encantar o público e intrigar com sua amplitude de informações e conhecimento histórico. Não deixe de viver esta experiência.

Serviço:

O que : Exposição Internacional “Quem é o Homem do Sudário?”

Período: 13 de maio a 30 de junho

Horário : das 10 ás 21h

Local: Shopping da Bahia, Estacionamento F

Entrada: Entrada gratuita