Exposição retrata vida de atores transformistas de Salvador a partir desta quinta-feira 12, no Xisto Bahia

Sem categoria
12 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho

Composta por 10 fotografias, a exposição FLUXO, da fotógrafa Agnes Cajaiba, retrata atores transformistas que vivem e trabalham na capital baiana. A mostra ocupa o Espaço Xisto Bahia (Barris) no mês do Orgulho Gay em Salvador. A abertura acontece nesta quinta – feira 12,  às 20 horas, e visitação até 30 de setembro, de segunda a domingo, das 9 às 20 horas, com entrada franca. O projeto foi um dos selecionadas do edital Portas Abertas para as Artes Visuais 2013, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), através de sua Diretoria de Espaços Culturais (DEC).

O cenário proposto para a realização dos retratos é a própria casa de cada personagem, onde estão presentes todos os objetos e símbolos extracorporais que também falam dessas pessoas.  Através da montagem das imagens, são materializadas as tensões abordadas pelos Estudos Queer: sexualidades plurais e gêneros em trânsito expressos no gestual, no comportamento, na expressividade do corpo. O projeto tem curadoria de Rodrigo Dourado, doutor em Artes Cênicas, autor da tese Bonecas falando para o mundo: (Trans)identidades na cena brasileira; a produção é de Gabriela Rocha e a identidade visual é de Ciro Fico.

Para a noite de abertura (12/9), está agendada a mesa-redonda Trans(Identidades), composta pelos teóricos no tema Marcelo Souza Brito e Carol Barreto, além dos atores transformistas Sfat Auermann, Rainha Loulou, Mitta Lux e Valerie O’hara, que apresentam um pocket-show na sequência.

 Serviço:

Exposição FLUXO, de Agnes Cajaiba

Abertura: 12 de setembro, às 20 horas

Com mesa-redonda Trans(Identidades) e pocket-show de atores transformistas

Visitação: 13 de setembro a 30 de setembro, segunda a domingo, das 9 às 20 horas

Onde: Espaço Xisto Bahia (Barris)

Quanto: Gratuito