Exposição que comemora os 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte chega a Salvador

No Circuito
4 de junho de 2014
por Genilson Coutinho

Como Jaki, no espetáculo Bem Vindo Estranho em 2013.

Depois de ser vista por mais de 40 mil pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo, a exposição “Espelho da Arte – A Atriz e Seu Tempo” sobre os 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte chega a Salvador e poderá ser conferida pelo público de 11 de junho a 28 de julho, no Shopping Iguatemi (1º piso). Regina Duarte deu vida a inúmeros personagens marcantes, ao longo de cinco décadas, como Patricia, na telenovela Minha Doce Namorada (1971), que consagrou a atriz como a “namoradinha do Brasil”, a independente e moderna Malu, de Malu Mulher(1979), a extravagante Viúva Porcina, de Roque Santeiro (1985) e a fútil Clô Hayalla, no remake de “O astro” (2011). “Sou muito feliz e grata por ter tido tantas oportunidades na minha carreira e tantos papéis que ficaram na memória dos brasileiros”, afirma Regina Duarte. “Essa exposição não é para mim, é para o público que me acompanha e acompanha a trajetória da telenovela brasileira nos últimos cinquenta anos”, acrescenta a atriz.

 

Com curadoria do ator e artista plástico Ivan Izzo, fã confesso da atriz desde os cinco anos de idade, a exposição reúne objetos pessoais, fotos e figurinos de personagens interpretados por Regina Duarte em televisão, teatro e cinema. O curador buscou fazer uma contextualização histórica da carreira da atriz. “A exposição retrata o panorama histórico dos últimos 50 anos da teledramaturgia no Brasil”, destaca Ivan.

A exposição está disposta em cenários que se ordenam cronologicamente, divididos por décadas. Uma linha do tempo conduz os visitantes por vinte e dois ambientes que estabelecem relação dos principais trabalhos da atriz com fatos históricos do Brasil e do Mundo. “A ideia é propor uma reflexão sobre as possíveis influências dos trabalhos da atriz nas transformações socioculturais ocorridas nas últimas décadas e além disso é importante lembrar que toda a cenografia é feita em papelão 100% reciclável, o que fez dessa mostra a primeira exposição sustentável de cunho artístico-cultural”, explica Ivan Izzo.

A evolução tecnológica é mostrada através de cenários que reproduzem os ambientes internos de uma casa, com elementos característicos de cada época. As “casas-cenário” representam os lares brasileiros que acompanham a trajetória da atriz e fazem referência lúdica aos estúdios de televisão.

 

 

Serviço:

Exposição Espelho da Arte – A Atriz e Seu Tempo

Onde: Shopping Iguatemi – 1º Piso (Av. Tancredo Neves 148 – Salvador – BA)

Visitação: de 11 de junho a 28 de julho de 2014

(de terça a sábado, das 11 às 22 h, e aos domingos e feriados, das 14 às 20 h).

ENTRADA FRANCA