Exposição “ponteiro pop” exibe ícone da arte Naif na galeria Luiz Fernando lLndeiro

Arte e Exposições, No Circuito
30 de agosto de 2016
por Genilson Coutinho

A Galeria Luiz Fernando Landeiro – Arte Contemporânea abre no dia 1º de setembro (quinta-feira), às 19h, a exposição individual “Poteiro Pop”, do artista Antônio Poteiro, um dos maiores nomes da arte Naíf no Brasil. A mostra, que conta com a chancela do Instituto Antônio Poteiro e curadoria assinada pelo marchand e crítico de arte Luiz Fernando Landeiro, fica em cartaz até o dia 10 de outubro, enriquecendo a programação cultural de Salvador.

A exposição Poteiro Pop, do artista Antônio Poteiro, reúne trabalhos de diversos momentos do autor, com pinturas e gravuras raríssimas que têm o olhar voltado para as entidades culturais e os relatos sobre os movimentos populares brasileiro. Nascido em Portugal, mas vivendo no Brasil desde que tinha 1 ano de idade, Poteiro iniciou sua trajetória como ceramista, e com incentivos de artistas, como Siron Franco, começou a pintar com tinta acrílica, as alegorias que já retratava na sua cerâmica. Assim, começou a pintar através do tempo diversos temas da cultura popular, como a Santa Ceia, o Carnaval, o São João, as Cavalhadas e ainda os diversos temas religiosos.

Nesta exposição de Poteiro, volta-se o olhar para a imagem POP, que se popularizou através da personalidade estética Naif, desenvolvida pelo autor e de suas leituras sobre a cultura popular brasileira de uma forma única e intensa. As cores são quase sempre brutas e as pinceladas mantem um padrão, quase infantil, mas cheias de argumentos sobre a cultura popular brasileira. Trata-se de uma imersão na arte Naif, com a chancela do Instituto Antônio Poteiro, que fica em Goiás, juntamente com a galeria Luiz Fernando Landeiro.

Serviço:

“Exposição Poteiro Pop” do artista Antônio Poteiro

Galeria Luiz Fernando Landeiro – Arte Contemporânea

Rua da Paciência, nº 227, Rio Vermelho, 41.950-010, Salvador/BA.

Abertura: 1º de setembro de 2016, 19h.

Exposição: de 02 de setembro a 10 de outubro de 2016.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 19h e sábado, das 10h às 14h.

Informações: 55 71 3035-4154 e www.landeiro.com.br