Exposição Ocupa Lajes está aberta para visitação neste final de semana

Arte e Exposições, No Circuito
30 de maio de 2018
por Genilson Coutinho

Foto: Mila Souza

O cenário que sedia a exposição do projeto Ocupa Lajes deste mês é o bairro Uruguai, precisamente a laje da família Ribeiro. Entre os dias 02 e 03 de junho (sábado e domingo), a pedagoga Sônia Ribeiro abre as portas de sua casa para visitação do público aos resultados das oficinas de Xilogravura e Arte em Madeira, oferecidas a 35 jovens e adultos ao longo do mês de maio no Espaço Cultural Alagados. A visita acontece das 10h às 17h e a entrada é gratuita.

Além das obras das oficinas, a exposição vai reunir peças genuínas de artistas do bairro e o público terá a oportunidade de acompanhar um dos processos da Xilogravura, que consiste na impressão das matrizes da técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira. O responsável pela ação é o artista Bruno Costa, que também ministrou a oficina: “A gente sempre ouve dizer que todos são capazes, que existem talentos nas periferias. Mas, provar dessas vivências é algo mágico. Saio da oficina com muito mais motivos para continuar a caminhada no ensino e nas artes”, sintetiza.

O projeto Ocupa Lajes foi contemplado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2016 do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda, com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Iniciativa do Acervo da Laje, o projeto de formação, democratização e circulação das artes visuais em Salvador está em sua segunda edição e até o mês de agosto realiza oficinas gratuitas distribuídas nos espaços culturais da Secult.

O Centro Cultural Plataforma e o Espaço Cultural Alagados (Uruguai) já foram ocupados. Em julho e agosto, o projeto se estende para o Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas) e Casa da Música (Itapuã). Além das oficinas, o Ocupa Lajes realiza bate-papos sobre artes, visitas guiadas ao Acervo da Laje e exposições itinerantes em diferentes lajes de Salvador.

O Acervo da Laje é um espaço de memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS), região que reúne aproximadamente 10% da população da capital baiana, segundo o IBGE. Sua galeria é composta por biblioteca, coleção de discos, fotografias, manuscritos, tijolos, azulejos e porcelanas antigas, artefatos históricos, quadros e esculturas, entre outras peças.

Criado em 2010 pelo casal de educadores José Eduardo e Vilma Santos, o Acervo da Laje fica localizado em São João do Cabrito, bairro vizinho a Plataforma e está aberto para visitação pública. Interessados devem fazer agendamento através dos telefones (71) 3401-7804, 99382-8185 e 98637-8051 do Facebook do Acervo da Laje ou do site www.acervodalaje.com.br.

 Serviço

O que: Exposição Ocupa Lajes – Uruguai

Quando: 02 e 03 de junho (sábado e domingo), das 10h às 17h

Onde: Avenida São Roque, nº 175, Uruguai, próximo à Capela Santa Bernardete, na esquina do SuperBras

Quanto: Gratuito.

Mais informações: ocupalajes@gmail.com ou

https://www.facebook.com/ocupalajes