Exposição “Múltiplos Olhares”: Traços surrealistas sobre a paisagem brasileira

No Circuito
30 de agosto de 2014
por Genilson Coutinho

Paraíso Tropical_pintura de Pedro Guedes_2

No século 17, o pintor holandês Frans Post, que acompanhou a comitiva do colonizador Maurício de Nassau ao Nordeste brasileiro, produziu uma coleção de desenhos com motivos das paisagens locais. Encantando com este conjunto, o artista plástico mineiro Pedro Guedes revisitou a obra do pintor e o resultado é apresentado na exposição Múltiplos Olhares. A mostra traz 20 telas e tem abertura no dia 04 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Correios em Salvador (Centro Histórico), onde permanece para visitação gratuita até 1º de novembro.

A exposição Múltiplos Olhares é o reflexo da carreira de Pedro Guedes ao apresentar o primor das técnicas produtivas desenvolvidas em 35 anos de produção artística. Mineiro de Juiz de Fora, o artista mostra nas pinturas expostas uma releitura do trabalho de Frans Post, revelando detalhes na captura das paisagens. A técnica utilizada para esta exposição foi a de óleo sobre linho sobre madeira (OSLSM), originária dos pintores flamengos do século 15, misturando hiper-realismo com detalhes da técnica francesa trompe l’oeil.

“Frans Post foi o primeiro artista a representar o Brasil em uma tela. Minhas interferências contam com inclusão de novos elementos, influenciados pelo surrealismo e hiperrealismo, que dão uma nova interpretação, tornando-as obras únicas”, apresenta Pedro Guedes, cuja trajetória conta com 30 exposições individuais no Brasil e Europa. Com traços de surrealismo, o trabalho de Guedes manipula formas reais dentro de um espaço virtual, no qual livros se misturam com fotos e a natureza real se confunde com a pintura.

Múltiplos Olhares traz temas diversificados, pintados com leveza na aplicação das cores, delicadeza do traço e dos detalhes. Na noite de abertura, o artista e o curador José Alberto Pinho Neves farão uma visita guiada pelo espaço expositivo acompanhados de intérprete de libras. Com uma proposta de acessibilidade, a exposição conta com a leitura em braile nas legendas, textos e folder.

A exposição itinerante tem patrocínio dos Correios, incentivo do Selo de Incentivo à Cultura e produção da empresa Culturare Comunicação. A primeira edição aconteceu em Juiz de Fora (MG) e, depois de Salvador, a mostra segue para Fortaleza (CE).

O artista
Pedro Guedes possui um histórico de revisitar quadros famosos de artistas europeus, brasileiros e americanos, reinterpretando obras já consagradas no mundo. Vermeer, Hopper, Norman Rockwell e pintores brasileiros são homenageados pelo mineiro em versões próprias. Suas leituras deixam para o observador a ideia de um olhar diferenciado sobre as obras, distinguindo a realidade da fantasia.

Além das exposições individuais no Brasil e na Europa, o artista conta com inúmeras participações em salões de arte, passando por cidades como Genebra (Suíça), Califórnia (EUA), Divonne (França), São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Serviço
Exposição: Múltiplos Olhares
Artista: Pedro Guedes
Curadoria: José Alberto Pinho Neves

Local: Centro Cultural Correios
Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, nº 20 – Centro Histórico
Abertura: 04 de setembro de 2014, às 19h
Visitação: de 05 de setembro a 1º de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h
Informações: (71) 3321-6665
Indicação etária: livre
Acesso: entrada gratuita