Arte e Exposições

No Circuito

Exposição fotográfica propõe a resistência LGBTQIA+ descolonial

Genilson Coutinho,
24/02/2022 | 10h02
Foto: Divulgação

O projeto “Somitigos, tibiras e jimbandas: resistência LGBTQIA+ descolonial” é uma exposição fotográfica virtual idealizada pelo fotógrafo Lipe Costa com o intuito de exaltar as diferentes belezas dos LGBTQIA+ moradores de Alagoinhas-BA. A exposição estará disponível na sexta-feira (25) às 08h por meio do site www.lipecosta.com.br.  

A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade e exaltar os fenótipos, dos LGBTQIA+, tendo como base crítica o processo de colonização e inquisição, processo esse que contribui para o estigma da população LGBTQIA+ nos tempos atuais. Somitigos, tibiras e jimbandas eram como chamavam os LGBTQIA+ no período colonial de acordo com sua etnia: brancos, índios e negros, respectivamente. 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

Prêmio Cultura na Palma da Mão – A convocatória foi elaborada para a execução dos recursos remanescentes da LeiAldir Blanc, redirecionados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministériodo Turismo, Governo Federal. É voltado para iniciativas culturais dascategorias Difusão Artística; Culturas Periféricas; Culturas Rurais; Memória eTradições; Cultura LGBTQIA+, que devem utilizar as redes sociais ou plataformasde streaming para realização das propostas. 

Serviço   

Somitigos, tibiras e jimbandas  

Quando: 25 de fevereiro às 08h 

Onde: www.lipecosta.com.br