Exposição 100 X100 Caribé ilustra Jorge Amado chega a MUNICÍPIO-ARQUIPÉLAGO no estremo Sul da Bahia

Redação,
23/01/2014 | 11h01

Sede das ilhas Tinharé e Boipeba, referências de beleza natural no estado da Bahia, a cidade de Cairu foi escolhida para abrir a itinerância da exposição 100×100 Carybé Ilustra Jorge Amado, em 2014. A mostra, que fica em cartaz no local até o dia 2 de fevereiro, está exposta no Convento de Santo Antônio. Tombada como patrimônio histórico a construção é de 1654 e sua fachada é considerada uma verdadeira obra-prima, sendo a primeira manifestação do Barroco arquitetônico no Brasil.

Vista por mais de cinco mil pessoas, a exposição nasceu em meio à comemoração dos centenários de Carybé e Jorge Amado. Para Solange Bernabó, galerista curadora da exposição e filha de Carybé, o objetivo da mostra é promover uma reflexão sobre a importância da relação entre os artistas, tornando este legado mais acessível à população, indo ao máximo de cidades possíveis e apresentando a obra desses dois importantes artistas nacionais reconhecidos internacionalmente.
A exposição itinerante realizada pelo Instituto Carybé é patrocinada pelo Grupo LM, e já passou por Salvador, Ilhéus e Feira de Santana. O projeto expográfico é uma criação do arquiteto Daniel Colina e do designer Gabriel Bernabó, e traz ilustrações de obras como O Sumiço da Santa, Jubiabá, A Morte e A Morte de Quincas Berro D’água, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, além de fotos que revelam diferentes momentos da amizade entre Jorge e Carybé.


Sobre a Exposição “100×100 Carybé Ilustra Jorge Amado”
O imaginário popular sobre a Bahia foi concebido a partir das palavras de Jorge Amado e das imagens de Carybé, que devido às suas singularidades, criaram obras de extrema originalidade e beleza, revelando características da cultura baiana capazes de apresentar o estado ao mundo.
Com sua narrativa particular, Jorge Amado revelou curiosidades sobre a Bahia que vão desde sua mescla de religiosidade e sensualidade, com cheiros, cores, sons e sabores eternizados em romances traduzidos e publicados em cerca de 60 países. Já Carybé materializou-a em imagens. Sua vasta obra, composta principalmente por pinturas, gravuras, ilustrações, murais e esculturas, desvenda o povo baiano de maneira única.
Sobre o Grupo LM
A empresa com mais de 30 anos de atuação, acredita que somente incentivando a cultura local é possível promover uma transformação cultural e social.
Com filiais nas principais capitais do país, o Grupo LM (www.grupolm.com.br) é constituído pela LM, que atua no segmento de terceirização de frotas corporativas, pela concessionária Bravo Caminhões e Ônibus Volkswagen e MAN e também pela AuraBrasil, que atua na área de locação de máquinas e equipamentos.
Seu modelo de gestão tem como meta a satisfação de seus clientes, o que faz do grupo empresarial um dos maiores do Brasil e sua marca representa as iniciais do seu presidente e fundador, Luiz Mendonça Filho.