EXPO Diversidade debate direitos LGBT acontecerá em julho

Comportamento, Social
28 de abril de 2016
por Genilson Coutinho

A EXPO Diversidade, evento voltado ao público LGBT, que será realizada no centro de eventos PRO MAGNO, na capital paulista de 22 a 24 de julho, está centrado em três pilares: compras, informação e cultura. Para promover o conhecimento sobre empreendedorismo, carreira e direitos no universo corporativo, aceitação do indivíduo LGBT no mercado de trabalho, o evento contará com mesas redondas, palestras e debates.

Veja a proogramação:

No sábado, 23 de julho, a Comissão da Diversidade Sexual da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil promoverá o Fórum Diversidade Sexual voltado para as principais demandas jurídicas do público LGBT e incluem temas como:

  • A visão dos Tribunais Superiores sobre os direitos da diversidade sexual e de gênero;
  • Pluralidade de Famílias e Diversidade Sexual;
  • Lei Estadual 10.948/01 – proteção e reconhecimento da diversidade sexual no Estado de São Paulo;
  • Diferenças Sexuais e Mercado de Trabalho;
  • Promoção da Diversidade Sexual no Mercado de Trabalho e Combate à Discriminação.

Segundo a advogada Adriana Galvão, presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB, na esfera do direito de família já existem muitas decisões favoráveis ao reconhecimento de direitos, como no caso da possibilidade jurídica do casamento, adoção conjunta, imposto de renda conjunto, direitos sucessórios, dentre outros. “Recentemente, no dia 15 de Março de 2016, foi publicado o Provimento nº 52 da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), por meio do qual foi regulamentado o registro de filhos concebidos por reprodução assistida, dispensando a necessidade de prévia ordem judicial”, conta.

Sobre a inserção do profissional LGBT no mercado de trabalho Adriana lembra que ainda é necessário evoluir em virtude da grande incidência de preconceito e discriminação no ambiente de trabalho. “Infelizmente muitas empresas não estão preparadas para lidar com a diversidade sexual no ambiente corporativo. Aceitar a sexualidade das pessoas e permitir uma convivência harmoniosa no ambiente de trabalho é reconhecer o direito a intimidade, personalidade e liberdade das pessoas”, avalia.

O empreendedorismo também terá espaço na programação de palestras da EXPO Diversidade. No dia 22 de junho o Sebrae realizará apresentações focadas no empreendedorismo voltado ao consumidor LGBT. Já no dia 24 de junho a programação, elaborada pela Coala Eventos, discutirá questões sobre Diversidade Sexual na sociedade. Os visitantes do evento terão acesso gratuito às palestras e debates.

Serviço

EXPO Diversidade

De 22 a 24 de julho

Abertura: dias 22 e 23 às 14 horas / dia 24 às 12 horas

Centro de Eventos PRO MAGNO

Rua Samaritá, 230 Casa Verde – São Paulo/SP

Informações : www.expodiversidade.com.br