Eventos em prol da cidadania e visibilidade LGBT movimentaram Salvador em 2015

Notícias
29 de dezembro de 2015
por Genilson Coutinho

“Como lidar com a descoberta de um filho gay” debate promovido pelo site Dois Terços /Foto: Genilson Coutinho

Seminários, palestras, encontros e rodas de conversas foram grandes aliados na luta pelo direito da comunidade LGBT de Salvador ao longo de 2015. Diversos eventos foram promovidos para o fortalecimento da causa gay, com diversas temáticas e grandes discussões para o enfretamento da falta de politicas constantes em prol da causa. A IV Semana da Diversidade, promovida pelo Grupo Gay da Bahia, realizou mais de 50 atividades com foco na cidadania LGBT. O site Dois Terços iniciou  seus projeto Dois Dedos de Prosa, com o debate “Como lidar com a descoberta de um filho gay” ,  com foco nas famílias que não sabem lidar com a descoberta de um filho gay. A Pré Conferência Municipal e o  II Seminário Internacional Desfazendo Gênero  e o IV Seminário Enlaçando Sexualidades  foram fundamentais  para o debate e foco no fortalecimento do movimento e militância. Os temas abordados lotaram as atividades e geraram um grande burburinho na cidade e correia para inscrições.

Judith Butler :filósofa pós-estruturalista e uma das principais teóricas do feminismo, teoria queer, política e ética foi a principal palestrante do Desfazendo Gênero .

O fórum Enlesbi promoveu mais um seminário com representantes de diversos estados e trouxe para o centro das atenções as necessidade, anseios e propostas de soluções para mulheres lésbicas e bi de Salvador e do Estado da Bahia.

Para fechar o ano, a Semana Vermelha, promovida para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, promoveu caminhada, testagem, campanhas e sensibilização da população de Salvador sobre a importância da prevenção da aids/HIV na Bahia.

Os eventos promovidos pela Secretaria de Saúde do município, com o apoio da Unaids  Brasil e Governo do Estado, foram bastante procurados pela população.

Estes são alguns dos  muitos eventos que foram notícia aqui no site, que somam para romper a barreira do preconceito e sensibilização da sociedade, das lutas dos homens e mulheres LGBT da  grande Salvador e do Estado da Bahia .