Evento vai debater soluções para violência baseada em gênero no mundo do trabalho

Serviços
5 de dezembro de 2018
por Genilson Coutinho

Salvador vai ser palco de um amplo debate sobre as formas de acabar com a violência baseada em gênero no mundo do trabalho, tema da campanha “16 dias de ativismo”. Promovido para ACBEU o evento ocorre no dia 6, próxima quinta-feira, e conta com palestras e workshop que vão promover a reflexão sobre o assunto.

A campanha mundial “16 dias de ativismo contra a violência baseada em gênero” teve início no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, e termina no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Uma série de atividades e ações acontecem mundialmente desde 1991, quando foi iniciada a ação.

O evento ocorre no Makerspace da ACBEU Shopping Barra, com abertura, às 15h, de Leo Costa, educador e terapeuta sistêmico, que vai falar sobre “Violências ancestrais. Um olhar para o passado, um guia para o futuro”, abordando a necessidade de uma análise sob uma nova ótica para a história do Brasil, muito ligada a violência contra às mulheres.

Em seguida, ocorre o Workshop Motora, das 16h30 às 18h30, quer vai tratar da temática “Lidando com a violência de gênero no trabalho: Como identificar e reagir?”. O objetivo é trazer para a consciência, questionar, conversar e se unir para enfrentar questões que ainda são desafios na sociedade e no mercado de trabalho. A facilitadora é Monique Lemos, empreendedora, fundadora do aplicativo de carreira chamado Vocaflix, além de consultora de novos negócios e inovação na empresa Consulting.

Em sua terceira etapa, o evento conta com mesa redonda, 18h30 às 20h, com a participação de Patrícia Guerreiro, gerente de Relações Humanas da Continental Pneus; Major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha, unidade da Polícia Militar baiana que acompanha mulheres vítimas de violência doméstica, e Monique Lemos.

O evento é realizado pela ACBEU em parceria com a Embaixada Americana com o apoio da Motora e do Instituto Alegria. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do sympla: www.sympla.com.br/acbeubahia e as vagas são limitadas.