Evento promovido por coletivo trans e travesti discute as masculinidades nesta quarta-feira (21), em Salvador

Comportamento, Social
19 de setembro de 2016
por Genilson Coutinho

A quarta edição do evento De Transs Pra Frente, que acontece nesta quarta-feira  (21),  no Teatro Gregório de Mattos, terá como tema: ‘Masculinidades’ e receberá a exposição GuerreirXs, apresentação poética e bate-papo protagonizado só por eles, e a maioria de homens trans!

A Exposição GuerreirXs é um projeto fotográfico da foto-ativista Andréa Magnoni, com ilustrações do artista plástico Roddolfo Carvalho e produção da educadora Beth Danthas, uma parceria de três cis-aliados em prol da visibilidade trans e travesti que nessa primeira etapa fotografou 8 homens trans representando arquétipos de guerreiros históricos, são eles: Théo Meireles (viking), Diego Nascimento (Massai), Pedro Skooby (Maor), Theo Gonçalves (Pirata), Adriel Brito (Samurai), André Gonçalves (Tupinambá), João Hugo (Xangô) e Bruno Santana (Shiva). A exposição é composta por 4 telas de 1,80cmX3m, contendo uma foto e um desenho de cada guerreiro, material que foi lançado na Parada LGBT no domingo passado no trio GuerreirXs do Mães Pela Diversidade. As imagens ficam expostas até dia 25/09 na Galeria da Cidade do Teatro Gregório de Mattos.

Nesta edição, o projeto também traz a performance Poética Deles, que apresentará um poema inédito criado por 4 homens trans: Bento Chastinet, Bruno Santana, Diego Nascimento e Tito Carvalhal, e um homem cis: Daniel Arcades, feito exclusivamente para esse momento, versando sobre as diversas masculinidades, seus sabores e dilemas, começa às 18h.

As 18h20 acontece um bate-papo com o tema: ‘Masculinidades, a que se destinam?’, mediado por Tito Carvalhal, que entrevistará o homem trans Pedro Skooby e os homens cis Francisco Xavier e Daniel Arcades, sobre alguns aspectos dessas tais masculinidades, suas peculiaridades e recortes quanto a identidade de gênero, etnia, orientação sexual, obesidade, machismo, violências sistêmicas a que são condicionados a reproduzir e a própria construção do ser homem na atualidade, sejam eles cis ou trans.

Programação:

17h30 – Abertura da Exposição GuerreirXs

18h – Performance Poética Deles

18h20 – Bate-papo: Masculinidades, a que se destinam? Com: Tito Carvalhal, Pedro Scooby, Daniel Arcades e Francisco Xavier.

*Evento com sistema Pague Quanto Puder. Renda revertida à comunidade de aprendizagem Transviando o Enem.

 

  • Andréa Magnoni Fotógrafa

    Gratidão ao Dois Terços por mais esse espaço e pelo carinho de sempre com esse evento! Grande abraço, meninos!