Evento nacional de visibilidade acontece na capital Pernambucana

Sem categoria
7 de outubro de 2011
por Genilson Coutinho

Desde o dia 05 de outubro, a 18ª edição do Encontro Nacional de Travestis e Transexuais (ENTLAIDS) acontece em um dos pontos mais famosos de Recife, na praia de Boa Viagem, nas dependências do Hotel Canarius. Este ano, o encontro irá do dia 05 ao dia 08 e reunirá participantes de todo país para um evento que além de conscientizar a sociedade, procura despertar respeito pela classe.

O objetivo do encontro é encontrar mecanismos para construção de políticas públicas para esses segmentos. O evento está sendo organizado pela Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (AMOTRANS), uma instituição fruto do Projeto TULIPA, e executado pela Articulação Nacional de Travestis (ANTRA).

Dentre os grupos de apoio estão a ANTRA, os Programas Municipal e Estadual de DST / AIDS, a Secretaria de Política para as Mulheres, e o Departamento Nacional de DST / AIDS e Hepatites Virais.

A abertura aconteceu às 17h no Centro Cultural Rossini Alves Couto no Ministério Público de Pernambuco, onde também está sendo apresentada uma conferência sobre os dezoito anos do movimento trans no Brasil.

Com o tema Por Dignidade e Respeito, travestis e transexuais querem chamar reiterar a importância do respeito para com essa população, que aparece sempre em segundo plano. Através de oficinas e grupos de trabalhos, os participantes debaterão temas como saúde integral, legalização da prostituição, “cafetinagem”, “despatologização” da transexualidade dentre outros.