Evento gratuito reúne especialistas sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância

Serviços
23 de novembro de 2017
por Genilson Coutinho

Como o ambiente pode interferir no desenvolvimento e na aprendizagem de bebês e crianças? Quais os maiores desafios para os pais e filhos nos primeiros anos de vida? Essas e muitas outras dúvidas incentivaram a realização do evento O Desenvolvimento na Primeira Infância“, com a participação de profissionais renomados das áreas da educação e saúde infantil, que será realizado dentro do colégio Villa Campus de Educação, no próximo sábado (25). O evento é aberto para toda a comunidade, com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail inscricao@campusvilla.com.br, até o dia 24 de novembro.

O objetivo do evento é esclarecer dúvidas dos pais e responsáveis. Para isso, a programação terá uma mesa redonda com profissionais renomados, como o psicólogo e doutor em Ciências da Educação Alessandro Marimpietri, a pediatra Maria Luisa Gonçalves, a fonoaudióloga Silvia Penha e a escritora de literatura infantil Emília Nunes. Para mediar o debate, a mesa contará com a presença do diretor pedagógico do Villa, Alexandre Marins.

Debater o desenvolvimento infantil se tornou fundamental para a educação contemporânea. A comunidade científica reconhece a importância da primeira infância, especialmente os três primeiros anos de vida, como fase estruturante para o desenvolvimento infantil. Os estudos apontam que 80% do desenvolvimento do cérebro acontece entre zero e 3 anos de idade. É na primeira infância que as crianças apresentam condições de alcançar importantes avanços nos aspectos motores – coordenação, equilíbrio e fortalecimento do tônus muscular – e nas funções mentais superiores, como o pensamento, a linguagem, a atenção voluntária, a memória e a percepção.

“O crescimento de uma criança e o desenvolvimento das habilidades humanas, como a comunicação, o pensamento e o controle do comportamento, sofrem influências tanto de fatores genéticos quanto dos estímulos em relação ao contexto em que a criança é exposta”, reforça Alexandre Marins. Dessa forma, ter um ambiente adequado e que estimule o aprendizado é fundamental nesse processo de aprendizagem.

Em 2018, o colégio Villa vai oferecer vagas no Grupo 1 para crianças a partir de um ano de idade. A escola também está desenvolvendo novos ambientes para a Educação Infantil com espaços adequados às necessidades de cada fase: salas especializadas, Espaço Maker para atividades de culinária, brinquedoteca exclusiva, sala de artes, painel de cerâmica para pintura e restaurante especializado, por exemplo. “A evolução da ambientação do Villa, sonhado por nós, e em execução pelo escritório Foguel Reis Sá, respeita os princípios fundamentais do projeto original e vai proporcionar um local ainda melhor para os nossos alunos, porém, pensado individualmente e exclusivamente para cada faixa etária”, reforça Marins.