Estilista baiano Ismael Soudam no Festival Back2Black em Londres

Sem categoria
25 de junho de 2012
por Genilson Coutinho

estilista baiano Ismael Soudam terá sua marca exibida em Londres no final do mês de junho. A marca Soudam é responsável pelo figurino da Banda Candyló, formada por onze jovens da Escola de Música Pracatum, de Carlinhos Brown. A Candyló se apresentará no Festival Back2Black na sua edição londrina, entre os dias 29 de junho e 2 de julho.

O figurino segue uma linha clássica masculina, com base em alfaiataria, inovando com tecidos nobres como o couro tecnológico, paetês em tons de cobre, algodão e sintéticos laminados. Atento nos detalhes, o figurino vem pincelado com detalhes de fitas refletivas prata. “A ideia foi tentar manter o estilo de cada músico e inovar nas formas mais minimalistas”, afirma Soudam, que já vestiu grandes nomes da cena musical baiana como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Carla Visi, Dão, Sylvia Patricia, Larissa Luz, Percussivo Mundo Novo e Mikael Mutti.

A Banda Candyló é resultado dos cursos oferecidos pela Escola de Música Pracatum, que desenvolve trabalhos voltados para formação musical e social de jovens de comunidades de baixa renda de Salvador, e do trabalho de pesquisa de ritmos surgidos no Candeal, na capital baiana, coordenado por Carlinhos Brown. É formada por 11 estudantes que utilizam percussão, canto, harmonia e samplers e apresentam releituras de canções de compositores baianos consagrados. O resultado é uma música universal, mas cheia de referências percussivas locais, utilizando instrumentos eletrônicos e acústicos.

A Candyló fará duas apresentações no festival Back2Black em Londres entre os dias 29 de junho e 2 de julho, onde os jovens também participarão de um intercâmbio com o Barbican Groupe. O Back2Black é hoje considerado um dos maiores festivais que celebram a música preta no Brasil e no mundo.

Conheça um pouco sobre esse talento da moda baiana

Ismael Soudam

Estilista de moda e artista plástico, nascido em Salvador-BA, foi criado ao pé da máquina de costura. Os primeiros ensinamentos da profissão vieram da mãe, costureira e grande incentivadora. A inclinação para o desenho facilitou o trabalho do artista, e no final dos anos 1980 iniciou sua carreira desenvolvendo e criando estilos para clientes de uma das mais prestigiadas lojas de tecidos da época em Salvador.

Em 1998, foi reconhecido na mídia pela sua moda inusitada, levando para as ruas suas criações utilizando materiais reciclados, sendo um dos pioneiros nesse estilo. Desfilou em dez edições do Barra Fashion Bahia, no Oi Fashion Tour Recife, e desenvolveu figurinos para o teatro, dança e manifestações folclóricas. Além das passarelas, Soudam também vestiu grandes nomes da cena musical baiana como Dão, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Carla Visi, Sylvia Patricia, Larissa Luz, Percussivo Mundo Novo e Mikael Mutti.