ESTÉTICA DE BÚZIOS

Sem categoria
28 de agosto de 2012
por Genilson Coutinho

Em 2012, o bloco Cortejo Afro juntamente com outras entidades, através do edital Agosto da Igualdade promovido pela Sepromi, está celebrando os 214 anos da Revolta dos Búzios, movimento reivindicatório ocorrido, em Salvador em 1798. Pela primeira vez, um bloco afro realiza uma intervenção estética sobre este tema. É também a primeira vez que o Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira – MUNCAB – abre suas portas para receber uma exposição promovida por um bloco afro.
Fantasias de Blocos Afro e Afoxé, estampas, tecidos, desenhados pelo artista plástico Alberto Pitta, imagens dos líderes da rebelião, ressignificação e reinterpretação de símbolos que revelam a importância do Búzio como símbolo máximo deste movimento singular na história de luta por Liberdade, Igualdade e Fraternidade do povo negro da Bahia.
O Muncab se junta ao Cortejo Afro para celebrar, através das artes visuais, os heróis e heroínas da Pátria: João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luiz das Virgens, Thomázia Francisca, Luiza Francisca, Ana Romana do Nascimento e Damázia Maria da Conceição.
A exposição Estética de Búzios integra as comemorações dos 15 anos de Cortejo Afro que, em 2013, desfilará no carnaval com o tema Homens de Ferro.
Serviço:
O Quê: Exposição Estética de Búzios
Quando: Abertura 28/08/2012, 19 horas.
Visitação: 29/08 a 23/09 de 2012. (terça-feira a sexta-feira das 10 às 17h, sábados e domingos das 14 às 17 horas.)
Onde: Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira – MUNCAB (R. do Tesouro, s/n, Centro Histórico. Salvador – Ba.)
Valor: Gratuito
Realização: Entidade Cultural Cortejo Afro.
Patrocínio: Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, Agosto da Igualdade, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.
Apoio: Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira – MUNCAB, Secretaria Municipal da Reparação, Museu Afro Brasileiro – UFBA, Sociedade Amigos da Cultura Afro Brasileira – AMAFRO. Cortejo Afro apresenta Exposição Estética de Búzios