Estão abertas as inscrições para o Encontro Mulheres de Hoje, Figuras do Discurso Analítico

Sem categoria
26 de outubro de 2012
por Genilson Coutinho


Estão abertas as inscrições para o XIX Encontro Mulheres de Hoje, Figuras do Feminino no Discurso Analítico, que acontece nos dias 23 e 24 de novembro deste ano no Hotel Pestana em Salvador. Os interessados podem se inscrever pelo site do evento com preços diferenciados ou pelo telefone 3235-9020 ou 3247-8141.

Promovido pela Escola Brasileira de Psicanálise e pela Associação Mundial de Psicanálise (AMP), o Encontro pretende discutir o discurso analítico como forma de pensar as mulheres hoje, três décadas depois da morte de Jacques Lacan, com todas as mudanças que o início do século XXI trouxe.

A questão da feminilidade teve um importante lugar nas mudanças dos arranjos sexuais no século XX. Acompanhando este movimento, Lacan trabalhou as formas de manifestação da sexualidade feminina dando prosseguimento aos estudos freudianos. Ainda permanecem, nos diversos âmbitos de estudo, as discussões a respeito das distribuições sexuais, dos papéis nas famílias e do que seria propriamente o universo feminino. A psicanálise entra então como ferramenta que permite fazer uma leitura do lugar que a mulher ocupa no mundo contemporâneo, como forma de contornar os impasses levantados pela modernidade.