Estação Nova Lapa recebe as cores do arco-íris LGBT do Dia Mundial contra a Homofobia

Comportamento, Social
18 de maio de 2018
por Genilson Coutinho

Os usuários do transporte municipal de Salvador que desembarcarem no Terminal Nova Lapa, no Centro da cidade, a partir de segunda-feira (21) irão perceber que a tradicional Estação vai estar reluzindo com as cores da bandeira do arco-íris. Seis cores que representam o símbolo da caminhada LGBT por igualdade, respeito à diversidade e cidadania no Brasil e no mundo.

A iniciativa colorida comemora o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia (17 de maio) e recebeu como título “Tire o Preconceito do Caminho que Vamos Passar”. O local escolhido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) foi a escadaria fixa que faz o acesso do subsolo da Estação para o primeiro andar. Trinta degraus receberão uma composição harmoniosa das cores que reproduzem a bandeira do movimento LGBT em sua forma original.

O presidente do GGB Marcelo Cerqueira comemora a iniciativa. “Essa arte-instalação se relaciona com o simbólico individual de muitos LGBTs suburbanos ou da periferia que puderam fortalecer a sua identidade fazendo uso cotidiano desse circuito que se insere em um território indentitário urbano que é a cidade”. Cerqueira pretende que essa ação estimule ainda mais os LGBTs a fazerem uso dos espaços urbanos nas metrópoles de forma cívica e respeitosa, não somente com a cidade, mas com os demais indivíduos que transitam no mesmo território. Assim sendo, o GGB estimula as demonstrações de afeto em público, sem excessos, “no mesmo ritmo dos casais heterossexuais: direitos iguais, nem menos, nem mais!”.

A campanha ainda possui outras mensagens de apoio. “Discriminar pessoas por elas serem o que são é ilegal, imoral e só faz mal. Gays, lésbicas, travestis e pessoas trans são cidadãos de respeito”. Tais mensagens constarão em placas fixadas nas laterais do acesso da escadaria da Lapa para que as pessoas possam saber mais sobre o ideário da proposta.

A iniciativa conta com o apoio da Estação Nova Lapa, do Ministério Público e da Uranus2. É uma realização do Grupo Gay da Bahia (GGB). Fica de segunda-feira, 21 de maio, até o dia 21 de junho. Na abertura oficial, espera-se reunir artistas, políticos e ativistas da causa. A Estação da Lapa foi escolhida por ser o maior e mais importante terminal de Salvador, por onde transitam cerca de 800 mil pessoas diariamente.

Abertura, corte de faixa e coletiva de imprensa: 21 de maio, 2ª feira, 14h
Local: Subsolo da Estação Nova Lapa, Salvador, Centro.