Esporte será tema da 19ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília

Notícias
7 de abril de 2016
por Genilson Coutinho

Pela primeira vez no Brasil, o respeito a LGBT no esporte vai ser foco de uma marcha arco-íris. A 19ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, que será realizada em 26 de junho, vai empunhar como tema “Respeito é ouro”.

A proposta da Associação da Parada do Orgulho LGBTS de Brasília é colocar em debate o respeito a LGBT atletas e a convivência plural nas torcidas, principalmente no futebol.

A marcha começará às 14h em frente o Congresso Nacional e seguirá pela Esplanada dos Ministérios até a Torre de TV. Na semana anterior, serão promovidas diversos eventos tais como atividades esportivas, festas, debate e ações culturais. O Instituto Sabin é o patrocinador master do evento.

A marcha brasiliense, a terceira mais antiga do país, também fará homenagens a atletas LGBT assumidos. Para a entidade, o exemplo que os desportistas dão contribui para a quebra do preconceito e para que mais LGBT não deixem que seus sonhos de seguir no esporte sejam impedidos pela discriminação.

A arte da parada, que mostra a diversidade na prática esportiva, foi feita pelo artista Vinícius Ribeiro com inspiração em obra de Roberto Muniz Dias, radicado no Distrito Federal.

A escolha do esporte como foco do evento teve como principal motivação os Jogos Rio 2016, que farão competições na capital do Brasil. A organização ativista quer aproveitar o momento para mostrar que a cidadania LGBT também deve ser garantida no mundo esportivo.

O assunto tem conquistado cada vez mais visibilidade. Recentemente, a Federação Internacional do Futebol (Fifa) puniu seleções cujas torcidas proferiram xingamentos homofóbicos em partidas. No início do ano, o Comitê Olímpico Internacional fez recomendação inédita aos países para que transexuais compitam de acordo com o gênero social e não biológico. Os jogos no Brasil serão os primeiros da história a aplicar tal possibilidade.