Teatro

Espetáculos gratuitos se apresentam no Sesc Senac Pelourinho

Genilson Coutinho,
03/11/2021 | 20h11
Foto: divulgação

Acontece neste final de semana a segunda edição do projeto Cultura Na Estrada, que circula por diversas cidade do país fomentando a cultura do país e dando espaço a artistas locais durante a pandemia para se apresentarem e ampliarem sua rede de público e alcance. Neste primeiro final de semana em Salvador, integram a programação os espetáculos “ÌYÀWÒ – FILHOS DO ENCANTO” (sexta-feira, 05/11) com Hiran, Ivan Bina, Luiz Antonio Sena Jr e Nando Zambia e  “TERRÁRIO” um solo de Lucio Tranchesi (sábado, 06/11), com apresentações na Arena e Teatro do Sesc Senac Pelourinho, sempre às 19h. Os ingressos são gratuitos,  limitados à capacidade do espaço em respeito às normas de distanciamento social e estão disponíveis para retirada no sympla.com.br/CulturaNaEstrada. A temporada de Cultura na Estrada é apresentada por Ministério do Turismo e Query, além de ter patrocínio da XP Investimentos. A próxima atração do projeto acontece dia 13 de Novembro com o musical EU SOU AMOR de LUI, lançando seu primeiro álbum.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

SEXTA – 05/11/2021

ÌYÀWÒ – FILHOS DO ENCANTO COM HIRAN, IVAN BINAM, LUIZ ANTONIO SENA JR E NANDO ZAMBIA

Imersos numa residência artística realizada no Ilê Asè Oyá L’adê Inan, Ponto de Cultura localizado em Alagoinhas (BA), os quatro artistas alagoinhenses, filhos de santo recém-iniciados, desenvolveram o processo criativo hibridizando as linguagens do teatro, da dança e da música. O resultado é uma Composição cênico-sonora-digital na qual performam suas biografias, partilhando seus atravessamentos da iniciação religiosa/cultural e evocando reflexões sobre o vírus colonial que violenta o povo de santo, assim como o corpo preto, ao passo que estigmatiza o cidadão da periferia e do interior.

Classificação: Livre

Tempo de duração: 55 minutos

FICHA TÉCNICA

Artistas-criadores: HIRAN, IVAN BINA, LUIZ ANTÔNIO SENA JR E NANDO ZÂMBIA

Direção e Dramaturgia: LUIZ ANTÔNIO SENA JR E NANDO ZÂMBIA

Texto: NANDO ZÂMBIA EM COLABORAÇÃO COM OS ARTISTAS-CRIADORES

Orientação e Provocação cênico-religiosa: ONISAJÉ

Orientação religiosa: MÃE ROSA DE OYÁ

Direção de movimento: FABÍOLA NANSURÊ

Trilha sonora: ANTENOR CARDOSO

SÁBADO – 06/11/2021

TERRÁRIO, um solo de LÚCIO TRANCHESI

Um homem solitário tem a rotina como sua maior inimiga. Isolado e sozinho em casa h muito tempo, sabe que sair seria um perigo; a morte está lá fora e a sensação de segurança está em se manter em casa. Preso, divagando sobre suas memórias, seu passado e o incerto futuro, todo dia tenta criar algo que lhe tire do tédio, que lhe traga um pouco de arte e cor para a vida. Cansado dessa prisão imposta pelo medo, resolve arrumar uma mochila com seus velhos pertences e partir em viagem, uma viagem para dentro de suas memórias. Cria, então, um acampamento dentro de casa, seu refúgio de contemplação, sua fuga da realidade.

Classificação: Livre

Tempo de duração: 55 minutos

FICHA TÉCNICA

argumento e atuação LUCIO TRANCHESI

dramaturgia CLARA ROMARIZ e LUCIO TRANCHESI

direção PAULO DE MORAES

trilha sonora RICCO VIANA