No Circuito

Teatro

Espetáculo Tradições de Uma Bahia estreia no Teatro Jorge Amado ​

Redação,
08/01/2016 | 01h01

Esp_tradicoes_Foto_por_@Edvalduneto-51

O espetáculo Tradições de Uma Bahia ressalta a cultura popular, mitos e tradições com base nas imagens da lente de Pierre Verger e das telas coloridas de Carybé. Evidencia aspectos importantes da cultura africana que contribuíram para a formação da cultura baiana, como a beleza e história dos Orixás, as rodas de capoeira, a dança afro, a puxada de rede, o maculelê e o samba de roda.

Carybé foi um importante artista plástico figurativo reconhecido internacionalmente, desenvolveu uma profunda relação com a cultura e com os artistas de Salvador. As manifestações culturais locais, como o candomblé, a capoeira e o samba de roda, passaram a marcar a sua obra. Além disso, a tradição, a religiosidade, a dança e luta basearam o importante trabalho fotográfico de Pierre Verger, que também viveu em Salvador.

Com uma roupagem contemporânea o espetáculo utiliza recursos tecnológicos que permitem ao publico uma viagem pelas obras desses artistas, logo, pela cultura baiana. Além disso, a companhia também fará referência aos blocos afro. As imagens das obras dos artistas citados são projetadas no cenário, durante o espetáculo, para proporcionar uma experiência mais profunda à atmosfera artística.

O espetáculo teve início em outubro de 2014 e já evoluiu significativamente. Denys Silva, seu idealizador, objetiva resgatar a cultura afro brasileira através dos jovens, em maioria moradores dos bairros populares e do subúrbio de Salvador. Além do resgate da cultura a iniciativa tem uma proposta pedagógica.  As aulas são gratuitas.

Em pouco mais de um ano os jovens que participam do projeto, juntamente com a companhia, já se apresentaram em diversos espaços culturais da cidade. Em janeiro, acontece o lançamento oficial do espetáculo no Teatro Jorge Amado que é um dos realizadores e apoiadores da iniciativa.

Ficha Técnica:

Diretor Artístico/ Coreógrafo: Denys Silva

Direção de Produção: Nell Araújo

Cenografia: Nell Araújo e Zeca Mimoso

Iluminação: Zeca Mimoso e Robson Poeta

Duração: 70min

Marketing/ Comunicação visual: Edvaldo Neto

Fotografia: Edvaldo Neto/ Ricardo Fontes

Produção Executiva: Denys Silva

Diretor Musical: Eden Paulo

Assistente de coreografia:  Roseneide de Jesus

 

 

 

Serviço:

 

Espetáculo Tradições de Uma Bahia

Local: Teatro Jorge Amado

Temporada:

​13 de janeiro (Quarta- Feira) e 21 de janeiro a 25 de fevereiro (Quintas-feiras)

Horário: 21h

Valor: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia)