Espetáculo teatral ressignifica a obra “Dom Quixote De La Mancha”, de Miguel de Cervantes, em formato de musical

Sem categoria
25 de junho de 2013
por Genilson Coutinho

A partir do dia 12 de Julho, todas as sextas (20h), no Teatro ISBA, será apresentado o Musical “Eu Sou Dom Quixote”. O espetáculo, com texto e direção de Fausto Soares, é uma ressignificação da obra de Miguel de Cervantes com o intuito de resgatar os valores do maior personagem de ficção da história.

A encenação nasceu de um roteiro base e foi alimentado de poemas, dramaturgias e pesquisas feitas a partir do romance original. Na montagem, as aventuras do fidalgo são contadas através de uma criança e do autor da obra original, Miguel de Cervantes. Enquanto este tenta estabelecer uma relação de criador e criatura com o protagonista, o personagem infantil busca trazê-lo para os dias de hoje.

Para a criança, somente o “super-herói” Dom Quixote pode resolver os problemas atuais. O Cavaleiro da Triste Figura possui qualidades raras como integridade, coragem, sabedoria e a determinação em seguir o seu ideal de justiça. Assim, o objetivo é mostrá-lo com um exemplo e incentivar o surgimento de novos Quixotes.

“Eu Sou Dom Quixote” trabalha com o lúdico e a imensa capacidade do teatro de dar outros significados a objetos convencionais. Com uma roupagem contemporânea e uma trilha totalmente original, o musical aborda o universo maravilhoso presente nas aventuras, a beleza da amizade entre o fidalgo e o escudeiro Sancho Pança e a força do amor dedicado a Dulcinéia.

O espetáculo conta com um elenco de jovens atores, preparados pelo coreógrafo baiano, radicado nos EUA, Paco Gomes. A direção musical é de Ronald Vaz, que também compõe a trilha. O figurino e maquiagem é de Renata Cardoso, que é parte do corpo docente da Escola de Teatro da UFBA. “Eu Sou Dom Quixote” é uma realização do coletivo de pesquisa teatral Sociedade F³.

Serviço:

O que: MUSICAL EU SOU DOM QUIXOTE
Quando: Todas as sextas-feiras, às 20h, de 12 de Julho a 27 de Setembro (exceto dia 06/09)
Onde: Teatro ISBA (Ondina)
Quanto: R$40,00 (inteira) R$20,00 (meia)
Classificação: Livre
Ficha Técnica:

Direção e Adaptação Dramatúrgica: Fausto Soares.
Assistente de Direção: Fabio Borba Higino.
Elenco: Allisson de Sá, Carlos Chimini, Fernanda Scher, Gildazio Santos, Hellen Durães, João Victor Sobral, Luis Paulo Nolasco, Mario Bezerra e Vitória Alana.
Direção Musical: Ronald Vaz.
Diretor Musical Assistente e Preparador Vocal: Ricardo Ribeiro
Músicos: Elinaldo Nascimento, Ronald Vaz e Ricardo Ribeiro.
Coreografia: Paco Gomes.
Iluminação e Cenário: Allison de Sá.
Figurino e Maquiagem: Renata Cardoso.
Designer Gráfico: Heraldo de Deus.
Produção: Larissa Raton e Sociedade F³.
Assistentes de Produção: Laura Sarpa, Fernanda Scher e Tatiana Scher.
Assessoria de Imprensa: Mario Bezerra
Realização: Sociedade F³