Espetáculo sobre a primeira trans baiana será apresentado na Caixa Cultural Salvador

No Circuito, Teatro
29 de agosto de 2016
por Genilson Coutinho

A CAIXA Cultural Salvador apresenta temporada do espetáculo teatral Joelma, em que o ator e performer Fabio Vidal conta a história de uma das transexuais mais antigas do Brasil. De 1º a 4 de setembro (quinta-feira a domingo) e de 8 a 10 do mesmo mês (quinta-feira a sábado), serão realizadas oito sessões: de quinta-feira a sábado sempre às 20h, e no domingo (4), às 19h. No dia 10 de setembro (sábado), será realizada sessão extra às 17h.

Joelma é o quinto trabalho solo de Fábio Vidal, que também é o autor e assina a direção da peça junto com Edson Bastos. Narra uma história de afirmação e reinvenção, sobre a vida de uma das primeiras transexuais do país, atualmente com 71 anos de idade. A programação da temporada na CAIXA Cultural conta ainda com três workshops sobre teatro, técnicas audiovisuais e produção cultural, que serão oferecidos gratuitamente.

Os Ingressos para as apresentações serão vendidos a preços populares, a partir das 9h das quintas-feiras, para as sessões da semana, na bilheteria da própria CAIXA Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

Obra de cinema adaptada ao teatro:

O texto aborda questões de gênero e de religiosidade, através da historia de Joelma, repleta de preconceitos e injustiças. A inadequação de uma mulher nascida num corpo de homem, natural da cidade de Ipiaú (BA), é contada nessa produção baiana que traz em sua narrativa um tom de drama policial. Na trama, Joelma migra para São Paulo, onde vive por 30 anos e faz a sua cirurgia de trangenitalização (mudança de sexo), para, enfim, retornar à sua cidade natal trajando sua verdadeira identidade.

Joelma é uma adaptação do curta-metragem homônimo dirigido por Edson Bastos, que assina, junto com Fábio Vidal, a direção e autoria da peça. A versão para os palcos aprofunda inúmeras referências estabelecidas no filme, gerando uma nova obra experimental, em que confluem o teatro, o cinema e a dança. A peça volta a cartaz na capital baiana após excursionar por Brasília, Fortaleza, Goiânia, São Paulo e Recife. Também foi apresentada no Sommerwerft Internationales Theater Festival, em Frankfurt, na Alemanha.

Workshops ensinam técnicas de teatro, audiovisual e produção cultural:

A temporada de Joelma na CAIXA Cultural Salvador oferece ao público três workshops que contam com participação gratuita. No primeiro deles, nos dias 3 e 4 de setembro (sábado e domingo), das 9h30 às 13h30, o ator Fábio Vidal ensinará técnicas de “Teatro Físico” a uma turma de 20 pessoas, para que os participantes desenvolvam princípios e qualidades expressivas para a apresentação pública.

Também nos dias 3 e 4 de setembro, das 14h às 18h, Junior Cecon ministrará o workshop de “Formatação e Gestão de Projetos Culturais”, que objetiva fornecer noções sobre elaboração e formatação de projetos de natureza cultural para as Leis de Incentivo. Já nos dias 9 e 10 de setembro (sexta e sábado), das 9h30 às 13h30, o diretor Edson Bastos conduzirá a oficina “Técnicas de Produção Audiovisual”. Uma turma de 30 pessoas desfrutará de conteúdos introdutórios sobre o processo de produção audiovisual e seu mercado de trabalho.

As inscrições para todos os workshops serão realizadas presencialmente, com 30 minutos antes do inicio de cada atividade, na recepção da própria CAIXA Cultural Salvador.

Serviço:

Teatro – Joelma

Período: de 1º a 4 e de 8 a 10 de setembro de 2016

Horários: às 20h, de quinta-feira a sábado, e às 19h no domingo. No dia 10 de setembro (sábado), será realizada uma sessão extra às 17h.

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Informações: (71) 3421-4200

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos

Conveniência: estacionamento gratuito ao lado

WORKSHOPS:

Workshop Teatro Físico com Fábio vidal

CONTEÚDO: A vivência abordará diversas práticas físicas para desenvolvimento e aprimoramento de princípios, técnicas e qualidades expressivas que orientam o participante para a apresentação pública.

PÚBLICO-ALVO: Atores, dançarinos, circenses, performers, professores de educação física e todos que utilizem o corpo como modo de expressividade.

DATA: 03 e 04/09/2016 (Sábado e Domingo)

HORÁRIO: 09h30 às 13h30

LOCAL: Salão Nobre

INSCRIÇÕES: Inscrições presenciais 30 minutos antes do início de cada workshop

NÚMERO DE VAGAS: 20

DURAÇÃO: 8h

Workshop Formatação e Gestão de Projetos Culturais com Junior Cecon

CONTEÚDO: A vivência proporcionará informação, discussão e reflexão acerca da importância de uma gestão estratégica de projetos culturais, fornecendo noções sobre elaboração e formatação de projetos de natureza cultural para as Leis de Incentivo à Cultura.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes, produtores culturais e artistas.

DATA: 03 e 04/09/2016 (Sábado e Domingo)

HORÁRIO: 14h às 18h

LOCAL: Sala de Oficina

INSCRIÇÕES: Inscrições presenciais 30 minutos antes do inicio de cada workshop

NÚMERO DE VAGAS: 30

DURAÇÃO: 8h

Workshop Técnicas de Produção Audiovisual com Edson Bastos

CONTEÚDO: Oferecer aos alunos conteúdos introdutórios sobre o processo de produção audiovisual e seu mercado de trabalho.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes e realizadores audiovisuais (cinema, vídeo, comunicação)

DATA: 9 e 10/09/2016  (Sexta e Sábado)

HORÁRIO: 9h30 às 13h30

LOCAL: Sala dos Jesuítas

INSCRIÇÕES: Inscrições presenciais 30 minutos antes do inicio de cada workshop

NÚMERO DE VAGAS: 30

DURAÇÃO: 8h