Espetáculo Rebola! celebra ocupação no Beco dos Artistas

No Circuito, Teatro
14 de junho de 2016
por Genilson Coutinho

Atores do Teatro da Queda em performance, no Beco dos Artistas | Foto: Andrea Magnoni

O projeto Beco Ocupado encerra os quatro meses de atividades artísticas e formativas com a peça Rebola!, nova montagem do Teatro da Queda que discute a necessidade de espaços para a  comunidade LGBTQI – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers e Intersexuais. Até dia 18, às 22h, o público pode conferir o espetáculo que problematiza a invenção do gueto e faz homenagem à criação e resistência de espaços de articulação para o segmento LGBTQI. A ação acontece no espaço batizado de “Xampoo” no Beco dos Artistas, no Garcia. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Na história, uma trupe de artistas luta para manter aberto o “espaço Xampoo”. A ideia do Xampoo, espaço de ocupação oficial do Teatro da Queda e da Kalik Produções, é que seja um lugar que possa realçar o brilho do Beco dos Artistas, limpar os fios do tempo em que um espaço tão glamoroso ficou sem cuidado, além de provocar outras mentes para se juntar à ideia.

Em cena, integrantes do Teatro da Queda atuam ao lado de jovens atores selecionados através da oficina Elementos da Arte Drag e Teatral, realizada pelo projeto em março e abril, e ainda, tem a participação especial do ator Hamilton Lima, um veterano do Beco dos Artistas. O espetáculo é dirigido por Thiago Romero, com texto de Daniel Arcades e direção musical de Jarbas Bittencourt.

O projeto Beco Ocupado teve como objetivo lançar os olhos a um dos espaços de maior importância para os artistas e o público LGBTQI da cidade. O Beco dos Artistas, localizado no bairro do Garcia, foi famoso por décadas pelo grande movimento de sujeitos comprometidos com a diversidade sexual. Ali, além de diversão e lazer, diversos movimentos políticos e artísticos nasceram e ganharam forma.

Um dos espaços do beco, o antigo bar Canto da Seresta, durante os meses da ocupação foi rebatizado de Xampoo, como forma de trazer mais uma vez o seu público ao seu lugar, com direito a uma diversa programação envolvendo mais de 100 artistas entre atores, músicos, drag queen’s, como Gina D’Mascar e Rainha Loulou, além de escritores, cineastas, oficineiros.

Serviço

Rebola!

Onde: Espaço Cultural Xampoo- Beco dos Artistas, Garcia

Quando: Até 18 de junho (quarta a domingo), às 22H

Pague quanto quiser