Espetáculo que retrata vida de transexual baiana será apresentado em diversas cidades na Argentina

Notícias
27 de setembro de 2017
por Genilson Coutinho

Após 04 anos de lançado e mais de 200 apresentações em diversas partes do Brasil, a peça Joelma, que retrata a vida da primeira transexual da Bahia, nascida em Ipiaú, será apresentada em 09 cidades argentinas, através do INT – Instituto Nacional del Teatro. Foram inscritos 1.145 espetáculos de todo o mundo e selecionados apenas 20.

Mendoza, San Luis, San Juan, Rosário, Zapala, San Martin de Los Andes, Buenos Aires, Resistencia e Posadas, são as cidades por onde o monólogo, encenado por Fabio Vidal, será apresentado. O ator, que possui 05 monólogos em seu currículo, diz que “é uma honra partilhar desse circuito cênico. Iremos traçar rotas que irão percorrer boa parte da Argentina e levará Joelma para outros muitos públicos.  Estou muito contente de começar a desbravar a América Latina.

Além disso, a peça, que foi derivada do curta-metragem homônimo, vencedor do prêmio de júri popular no 19o Festival Mix Brasil, em 2011, dirigido por Edson Bastos, também diretor do espetáculo, terá um novo desdobramento com a produção de um longa-metragem. No momento a dupla Bastos e Vidal estão elaborando o roteiro e o projeto executivo, que foi selecionado pela ANCINE – Agência Nacional de Cinema, através do Fundo Setorial do Audiovisual.

Segundo Bastos, a proposta é, a partir de 2018, começar a captar recursos para a produção do longa-metragem que terá a junção de linguagens como elemento diferencial da narrativa. “Como a peça une o cinema, o teatro e a dança, queremos utilizar esses elementos para construir uma narrativa híbrida, colocando Joelma em foco, levando o teatro para o cinema e auxiliando na quebra de paradigmas e preconceitos contra o dissidentes sexuais.”

As apresentações começam na próxima quinta-feira, dia 28/09, em Mendoza e seguem até 27/10, em Posadas. Confira os dias de apresentação e as cidades por onde Joelma passará na Argentina:

  • 28/09 – QUI – 22h – Mendoza – Mendoza – Espacio Cultural Julio Le Parc – Sala Vilma Rúpolo
  • 01/10 – DOM – 22h – San Luis – San Luis – Auditório Maurício Lopez
  • 06/10 – SEX – 21h30 – San Juan – San Juan – Sala Auditório T. Bicentenário
  • 09/10 – SEG – 20h – Rosário – Santa Fe – Plataforma Lavardén
  • 13/10 – SEX – 21h – Zapala – Neuquen – Cine Teatro Municipal
  • 16/10 – SEG – 21h – San Martin de Los Andes – Neuquen – Teatro San José
  • 21/10 – SAB – Buenos Aires – Ainda em definição
  • 25/10 – QUA – 20h30 – Resistencia – Chaco – Casa de Las Culturas
  • 27/10 – SEX – 21h – Posadas – Misiones – Teatro Lírico del Parque del Conocimiento