Espetáculo ‘Pulsações’, inspirado em livro de Clarice Lispector, entra em cartaz nesta quinta-feira (14) em Salvador

No Circuito, Teatro
14 de novembro de 2019
por Genilson Coutinho
WhatsApp Image 2019-11-12 at 12.58.38

(Foto: Divulgação)

O espetáculo PULSAÇÕES é livremente inspirado no livro UM SOPRO DE VIDA, de Clarice Lispector, que comemora 100 anos de nascimento em 2020. Híbrido de teatro, dança, performance e poesia, o espetáculo passeia por pequenos universos da natureza humana, da arte e, sobretudo, do feminino.

Através de questões que movem e mobilizam as atrizes Giovanna Boliveira e Rebeca de Oliveira, em sintonia com as questões existenciais, críticas e criativas expostas por Clarice Lispector, o espetáculo foi-se trançando entre corporalidades e reflexões sobre a arte, o teatro, o feminino e o mundo.

Por isso, PULSAÇÕES percorre universos artísticos diversos, não se prendendo a um estilo ou gênero específico de atuação ou de encenação, pois é, antes de tudo, uma experiência humana e criativa posta em cena de forma colaborativa, na qual todas as etapas foram atravessadas por todos da equipe.

Dividido em 3 quadros, o espetáculo hibridiza improvisação, jogo, interpretação dramática, teatro físico, dança, teatro ritual, performance, comicidade, bufonaria e palhaçaria numa pulsação entre sensações e ações que compõem a visualidade do espetáculo e a entrega das artistas na cena.

Reverenciando Clarice Lispector que diz: “Tudo o que fico sendo ou agindo ou pensando tem acompanhamento musical”, a cantora Aline Lobo integra o espetáculo com músicas originais sob a batuta do compositor e diretor musical Luciano Salvador Bahia, além de uma canção de Gilberto Gil, que abre a encenação.

PULSAÇÕES é um espetáculo de formatura do Bacharelado em Interpretação Teatral da Escola de Teatro da UFBA e será encenado no Teatro Martim Gonçalves, de 14 a 17 de novembro, com duas sessões com LIBRAS às 16h e 19h do dia 14 de novembro, executada pela equipe de tradutores intérpretes do Setor de LIBRAS do NAPE – Núcleo de Apoio ao Aluno com Necessidades Educacionais Especiais.

A concepção, criação, encenação e dramaturgia são partilhadas entre Érico JosÉ (professor da Escola de Teatro da UFBA) e as atrizes formandas Giovanna Boliveira e Rebeca de Oliveira, através de um processo colaborativo no qual todas as esferas de feitura da obra cênica foram buriladas pelos três.

Ainda integrando a equipe, há Maony Reis na Assistência de Encenação, Renata Cardoso, também professora da Escola de Teatro da UFBA, na Direção de Artes (cenografia, figurino, maquiagem e adereços), fotografias de Gustoyle, Cecília Accioly (professora da Escola de Dança da UFBA), na Preparação Corporal e Coreografias, Mônica Leite (doutoranda do PPGAC/UFBA) na Preparação de Vocalidade, dentre outros.

SERVIÇO:
Espetáculo PULSAÇÕES
14 a 17 de novembro – 19h
Sessão extra dia 14 de novembro às 16h (com LIBRAS)
Gratuito