Espetáculo Preciosas Pérolas volta a cartaz no Teatro Gamboa Nova

No Circuito, Teatro
2 de agosto de 2018
por Genilson Coutinho

O divertido espetáculo Preciosas Pérolas volta à cena teatral de Salvador, no Teatro Gamboa Nova, onde permanecerá em cartaz durante o mês de agosto, às quartas-feiras, dias 8, 15, 22 e 29, e na sexta-feira, 31, sempre às 19h. Sob direção de Thelma Gualberto, o elenco é composto por Brenda Luana, Eric Flávio, Kekeu Nery, Lene Nascimento e Marcelo Moreira. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia).

O texto é ambientado na década de 40 e livremente inspirado em contos de Luis Fernando Veríssimo, escritor escolhido por retratar a sociedade da época com humor e irreverência, em narrativas de situações cotidianas. Soma-se a esse contexto a teatralidade necessária para a proposta cênica.

Por estar contextualizado na época de ouro do rádio no Brasil, o espetáculo reproduz uma radionovela de um programa de variedades. Dessa forma, Preciosas Pérolas também é uma homenagem a esse meio de comunicação responsável por entretenimento ontem e hoje.

A adaptação dos textos de Veríssimo aproxima-se da estética de musicais, em cinco cenas que se intercalam, tendo um locutor como personagem narrador que costura as cenas, mediando as situações. A trama também sofre interferências da estética brechtiana e dos fundamentos do criador dessa escola teatral, Berthold Brechet.