Espetáculo O Feio faz três apresentações inéditas em Salvador

No Circuito, Teatro
3 de setembro de 2014
por Genilson Coutinho

Espetáculo O Feio_Credito da foto Diego Bregolin - Cópia

Eu continuo sendo eu se me vejo como outro? Com esse questionamento o espetáculo “O Feio”(do dramaturgo alemão Marius Von Mayenburg) propõe uma reflexão sobre o culto e a obsessão à beleza, e traz para o teatro questões sobre identidade, fragmentação e mercantilização estabelecida pela sociedade do consumo. Com direção de Mirah Laline, da ATO Cia. Cênica, de Porto Alegre, a comédia conta a história de Lette, um engenheiro de sistemas privado do sucesso profissional por ser feio. Para resolver o “problema”, Lette encontra na cirurgia plástica a solução para ascender socialmente. Em Salvador, o espetáculo poderá ser conferido em três apresentações, de 19 a 21 de setembro, no Teatro ICBA / Goethe.

O espetáculo é marcado por cenas rápidas, entreatos multimidiáticos, transgressão sexual e de gênero, mesclados com doses de violência psicológica, nas quais Lette se enreda cada vez mais em situações inusitadas. Em uma das sequência – a empresa onde trabalha o proíbe de participar da promoção de sua mais recente invenção industrial, a tomada de alta tensão 2CK. Convencido – inclusive por sua mulher – da sua catastrófica feiúra, Lette acaba se dirigindo a um cirurgião plástico que lhe cria o rosto ideal, tornando-o irresistível à sua mulher, a uma série de admiradoras no circuito de palestras e até mesmo a chefe de uma grande empresa e ao seu filho gay.

“O Feio” recebeu, em 2012, indicações em nove das 12 categorias do Prêmio Açorianos, vencendo nas indicações de Melhor Espetáculo, pelo Júri Oficial, e Melhor Ator Coadjuvante ao ator Paulo Roberto Farias, e recebeu ainda o Troféu RBS Cultura de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular. A empatia com o público, o entusiasmo da crítica e o sucesso de bilheteria consolidaram o espetáculo como destaque na cena teatral gaúcha. Em 2013 a montagem foi contemplada com o Prêmio de Teatro Myriam Muniz, na categoria Circulação, o que permitirá a apresentação do espetáculo nas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de janeiro (RJ) e São Paulo (SP), além de Salvador.

Espetáculo: “O Feio” / ATO Cia. Cênica de Porto Alegre
Quando: 19 a 21 de setembro
Horário: 20 h
Local: Teatro ICBA/Goethe (Avenida Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)
Ingresso: R$ 20,00 (inteira)
*A venda de ingressos inicia uma hora antes do início da apresentação.