Espetáculo “Los Catedrásticos Nova Mente” faz temporada em julho no Teatro Módulo

No Circuito, Teatro
25 de junho de 2015
por Genilson Coutinho

2720-big

Sucesso de público e de crítica, o espetáculo  “Los Catedrásticos Nova Mente” estreia temporada dia 17 de julho no Teatro Módulo, com sessões de sexta a domingo, às 20 horas, e ingressos a R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). Dirigida pelo aclamado diretor Paulo Dourado e com Jackson Costa, Ricardo Bittencourt e Cyria Coentro no elenco, a peça fica em cartaz até 02 de agosto.

O espetáculo “Nova Mente” foi criado em 2012 pelo grupo baiano Los Catedrásticos ao completar 25 anos de existência. Polêmico e instigante, já foi assistido por mais de 40.000 espectadores. O texto é composto por letras de música baiana: axé, pagode, arrocha etc. Também são usados textos de sites de autoajuda e de filmes do youtube, apresentando ao espectador questões sobre a folclorização e mercantilização da cultura popular, a exacerbação da sexualidade, o ideário da carnavalização e o universo virtual das redes sociais.

Através do uso irreverente da improvisação, as atualizações do espetáculo são produzidas pelo grupo, incorporando novas músicas, textos e cenas e, além disso, abrindo espaço para a interatividade e a participação do público. Foi desta maneira que o trabalho do grupo Los Catedrásticos se consolidou como crônica reflexiva do universo cultural nordestino (e brasileiro).

Essa nova montagem já passou pelos Teatros Casa do Comércio, Jorge Amado, Teatro Castro Alves (Festival de Humor da Bahia – FHUBÁ) e Teatro ISBA. É um dos maiores públicos do teatro brasileiro fora do eixo Rio/SP e a segunda maior bilheteria do teatro baiano de todos os tempos.

A história de Los Catedrásticos tem início com o “Recital da Novíssima Poesia Bahiana” – espetáculo que marcou em 1989 a estreia de um grupo que permaneceu por cinco anos ininterruptamente em cartaz e cuja trajetória bem sucedida se confunde hoje com a própria história da profissionalização do Teatro na Bahia.