Espetáculo “Lenda das Yabás” faz última apresentação neste Sábado 31, no Teatro XVII

No Circuito, Teatro
30 de maio de 2014
por Genilson Coutinho

lendas

Neste  Sábado 31, acontece a ultima apresentação do espetáculo Lenda das Yabás  no Teatro XVIII (Anexo – Sala 14),ás 19:30h.

O espetáculo traz os Orixás em forma humana e sua dramaturgia valoriza a oralidade das personagens que instauram diálogos e ações entre si. O fenótipo também é algo que se destaca na encenação que tem texto e direção de Fábio S. Tavares (Escombros, Benedita, Fogueira) e apresenta a história da ancestralidade da cultura afro-brasileira utilizando-se das lendas de sete Yabás: Yansã, Obá, Ewá, Oxum, Nanã, Otim e Yemanjá descrevendo a fúria de um Deus (Olorum) que age de acordo com suas emoções.

O elenco é formado por Janira Bomnfim, Heron Preto, Aline Barbosa, Lilian Menezes, Lucianno Monteiro, Rafael Charrete, Marcelo Teixeira, Marisa Santos, Mafá Santos, Gessica Oliveira, Ceia Correira, Claudia Vieira, Leandro Paixão, Luis Reis, Agnaldo Meu Rey.

A história contada pelos atores da Companhia de Teatro Terra Brasilis se localiza num passado e tempo indefinidos onde revoltado com a destruição e discórdias que os homens vêm causando a aiê (Terra) Olorum infertiliza as mulheres (as Yabás) e prende a chuva para que a terra fique seca causando a extinção da raça humana. Exu, que consegue chegar a Olorum tornando-se guardião do segredo que poderá salvar os homens e a Terra da destruição aproveitando-se da situação e ao longo de toda história causa diversas armadilhas buscando a vingança pelo mau que os homens lhe causaram exigindo festa e comida para revelar o segredo até que Oxalá vem ao reino de Xangô para selar a paz entre Olorum e os homens transformando-os em orixás e conscientizando os Seres que ali antes viviam sem valorizar o que lhes é dado de forma generosa pelo Deus Maior  frisando que todo ser vivo possui uma parcela divina sendo capaz de se conectar com Deus com base nas suas energias e ações emitidas.

Serviço:

O QUE: Espetáculo “Lenda das Yabás”

QUANDO:  31 de Maio às 19:30h

ONDE: Teatro XVIII (Ladeira de São Miguel, 18 – Pelourinho Salvador – BA)

INGRESSOS: R$ 20, (Int.)/ R$ 10, (meia) – Classificação: 16 anos

CONTATOS: 71- 3018-7122/ 3328-3628 – www.lendadasyabas.blogspot.com.br