Espetáculo Legal, Tchan, Tchan, Tchan estreia em Salvador neste final de semana

No Circuito, Teatro
27 de setembro de 2016
por Genilson Coutinho

Foto: Fabio Bouzas

 Legal, tchan, tchan, tchan! é um espetáculo interativo musical para crianças a partir de 02 anos de idade. Partindo de canções tradicionais do folclore brasileiro como “Atirei o pau no gato”, “Marcha Soldado” e “O Cravo brigou com a Rosa”, o espetáculo propõe uma aventura lúdica pelo imaginário das crianças, reinventando livremente essas canções numa trama de investigação e humor.

O espetáculo tem como objetivo mostrar a importância da criatividade e desenvolvimento da capacidade cognitiva da criança em perceber que o importante não é cantar certo, ser o mais bonito ou o melhor. É essencial desconstruir os preconceitos e ter a liberdade de escolher, seguir e criar à sua maneira.

Na trama do espetáculo, um Detetive muito atrapalhado é contratado por Dona Carochinha para encontrar o seu livro de histórias perdido. Dona Carochinha reclama que suas histórias e canções estão sendo contadas de uma maneira diferente do que ela escreveu, e deseja recuperar o controle das suas criações.

Durante a busca, o Detetive e a sua assistente, mais atrapalhada ainda, se confundem com diversos personagens das cantigas como O Boi da Cara Preta, que nesse espetáculo é lindo e vaidoso, e não assusta ninguém; o Soldado atrapalhado que acha que o quartel pegou fogo, O Cravo e A Rosa que se adoram e não sabem por que devem brigar, e o Gato que não aceita que joguem pau nele, e negocia com a criançada. Só que uma bruxa má aparece no caminho e tenta atrapalhar o final feliz dessa história.

Toda essa aventura faz com que o Detetive compreenda que o importante é investigar, interpretar e “fazer do seu jeito”. Incentivando cada um escrever a sua própria história e que para a fantasia começar, basta: Era uma vez…

No espetáculo tudo acontece literalmente num picadeiro, onde três atores se revezam em todos os personagens das cantigas, trocando de roupa em cena. E as canções são acompanhadas por uma musicista que toca: violão, cavaquinho, percussão e clarineta, em arranjos especialmente criados para o espetáculo.

O espetáculo tem um elemento forte que é a interatividade. Cada cena foi construída usando como base brincadeiras infantis como: boca de forno, amarelinha, estátua, cabo de guerra, entre outras atividades que integram atores brincando com as crianças da plateia.

O espetáculo Legal, Tchan, Tchan, Tchan propõe uma reflexão e libertação do “certo ou errado” e busca, através de diferentes linguagens artísticas, despertar o senso crítico e criativo das crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMPORADA:

O quê: Espetáculo infantil “Legal, tchan, tchan, tchan”

Quando: De 01 a 30 de outubro , aos sábados e domingos

Horário: 16h

Duração: 50 min

Onde: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Salvador Shopping

Valor: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)

 

 

Vendas na bilheteria do Teatro Eva Herz e no site www.ingressorapido.com.br .

Para informações à imprensa: produção@carambolacom.com.br ou no(s) telefone(s)  (71) 3341-4411 e (71) 98893-8166