No Circuito

Teatro

Espetáculo infantil ganha programação no mês das crianças

Genilson Coutinho,
05/10/2016 | 07h10

O coreografo, dançarino e professor de dança da UFBA, Edu Oliveira, conhecido como Edu O., comemora o sucesso da trajetória de 10 anos do espetáculo “Judite quer chorar, mas não consegue!” com uma programação especial para o mês das crianças. Criado por Edu, o espetáculo foi direcionado ao público infantil, e trata poeticamente das transformações e perdas que enfrentamos ao longo da vida. Contada através de Judite, uma lagarta que recusa sua transformação em borboleta a história também conquistou os adultos. “A história propõe uma reflexão sobre a dor e solidão dos indivíduos, numa sociedade contemporânea que procura padronizar as identidades e os desejos a partir de modelos hegemônicos. Talvez seja esse um dos motivos de identificação do público”, explica Edu O.

Para comemorar esses anos de uma trajetória vitoriosa pelo Brasil e exterior, Judite preparou uma grande festa com programação para as crianças e toda a família. No dia 15 de outubro, o público poderá acompanhar o lançamento simultâneo do videoarte Um Jardim para Judite e da HQ Os Destinos de Judite, no Cine do Museu, a partir das 16 horas. Nos dias 19 e 20 de outubro, no mesmo local, o público poderá assistir à apresentação do espetáculo Judite quer chorar, mas não consegue! com tradução em LIBRAS, a partir das 14:30 horas.

A grande novidade na programação será o Intercâmbio internacional Brasil/França. As comemorações de Judite serão acompanhadas pelo projeto Euphorico Plicê (intercâmbio e residência artística entre Cie Artmacadam/França e o Grupo X de Improvisação em Dança/Brasil, o qual Edu O é coreógrafo e dançarino). Produzido desde 2004, este projeto alterna, anualmente, realizações no Brasil e na França, tendo como propósito a troca de experiências entre culturas diferentes, fomentando as discussões e possibilitando o trânsito de informações entre esses países. Este ano, coincidindo sua realização com as celebrações dos 10 anos de Judite, as duas companhias decidiram criar uma performance intitulada Presente para Judite, levando uma instalação artística aos lugares por onde se apresentarão, prometendo belas surpresas para a dona da festa. Essas apresentações acontecerão nos dias 21, 22 e 26 de outubro, em diferentes localidades.

 Videoarte Um Jardim para Judite

O curta metragem, dirigido por Jana Leite, com narração do ator Harildo Deda, visita com olhar poético o quintal da Casa 53, em Santo Amaro/BA, onde aconteceu o projeto Um Jardim para Judite, comemorando os 10 anos do espetáculo “Judite quer chorar, mas não consegue!”, entre os meses de março e junho de 2016.

História em Quadrinhos Os Destinos de Judites

O autor do Fala Menino, Luís Augusto, junto com Edu O., o criador de Judite, se encontraram para lançar uma História em Quadrinhos da lagartinha, a HQ Os Destinos de Judite. “Estamos todos sempre juntos. Acredito piamente nisto. Neste caso, não lembro de ter existido antes de Judite. Acho que, mesmo antes da lagarta ter brotado da criatividade do Edu, ela já estava nele e em todos nós. A primeira vez que tive consciência de sua existência, creio ter sido em uma apresentação no Vila Velha há alguns anos atrás. Depois veio o segundo encontro, quando fui convidado para entrar na família. Foi mais emocionante ainda, por que até então, a lagarta era para mim, responsabilidade apenas do seu criador, mas, de repente, era minha também”, conta Luís Augusto.

 

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

15 de outubro – 16h – Sala de Arte Cinema do Museu – Endereço: Museu Geológico da Bahia – Av. Sete de Setembro, 2195 – Corredor Vitória

– Lançamento simultâneo do vídeo arte Um Jardim para Judite e da HQ Os Destinos de Judite

19 e 20 de Outubro – 14:30h – Sala de Arte Cinema do Museu

– Apresentação do espetáculo Judite quer chorar, mas não consegue! com tradução em LIBRAS

21 de Outubro – 19h – Corpovital – Endereço: R. Farol de Itapuã, 30 – Itapuã

Euphorico Plicê – Presente para Judite

22 de Outubro – 17:30h – Moinhos Giros de Arte – Endereço: Rua Manoel Barreto, Graça, nº 4

Euphorico Plicê – Presente para Judite

26 de Outubro – 15h – Festival Xistinho – Espaço Xisto Bahia – Endereço: Rua General Labatut, 27 – Barris – Euphorico Plicê – Presente para Judite