Espetáculo gaúcho-cearense sobre o universo trans representa o Brasil em mostra internacional em Miami/EUA

Notícias
10 de julho de 2015
por Genilson Coutinho

Divulgacao Lina Sumizono 15

O premiado espetáculo “BR TRANS”, do Coletivo Artístico As Travestidas, criado numa parceria entre Fortaleza e Porto Alegre representará o Brasil no 30º International Hispanic Theatro Festival of Miami – FITH- nos EUA. A peça é uma das únicas representantes do país no festival, que este ano presta tributo ao Brasil.

De 9 a 26 de julho, o evento conta com a participação de importantes companhias de teatro da América Latina, da Espanha e dos Estados Unidos. BR TRANS representa o país ao lado dos espetáculos “Paz Transcende”, da companhia Viver Brasil e “Menina dos Meus Olhos”, da companhia Nettles Artists Collective. O FITH também homenageia este ano o diretor brasileiro Antunes Filho do Centro de Pesquisa Teatral de São Paulo.

Criado em Porto Alegre, em 2013, pelo ator cearense Silvero Pereira e pela diretora gaúcha Jezebel De Carli, o espetáculo foi realizado através da última edição da Bolsa Interações Estéticas (FUNARTE/Ministério da Cultura), em parceira com a ONG SOMOS.

BR TRANS faz um paralelo entre histórias de vida de travestis e de transexuais do nordeste e do sul do país, costurando narrativas que se inscrevem e se misturam às suas memórias pessoais, resultando em um espetáculo encarado pelo artista como um instrumento de transformação social e mudança de paradigmas. Trata-se de um processo cênico antropológico, autofágico e esquizofrênico que traz à cena histórias sobre medo, solidão, morte e transformação. São histórias que se encontram e se confundem entre si e com a vida e as inquietações do ator.

A parceria entre os realizadores produziu também o recente espetáculo Quem Tem Medo de Travesti, sucesso de público em Fortaleza. Na nova produção, Jezebel desenvolveu o trabalho de direção cênica com todo o coletivo.

Desde 2013 circulando, passando por 10 estados, 25 cidades e contabilizando vários prêmios em mostras e festivais, na próxima semana BR TRANS inaugura seu trecho internacional e, ainda este ano, o espetáculo faz temporada longa no CCBB do Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA:

Direção: Jezebel De Carli

Dramaturgia: Silvero Pereira

Elenco: Silvero Pereira

Músico: Rodrigo Apolinário

Cenário: Silvero Pereira e Marco Krug

Cenotécnico: Rodrigo Shalako

Figurino, Maquiagem e Adereços: Silvero Pereira

Iluminação:  Lucca Simas

Trilha sonora pesquisada: Silvero Pereira

Vídeos: Ivan Ribeiro

Direção de produção: Ana Luiza Bergmann e Silvero Pereira

Produção executiva: Ana Luiza Bergmann

Divulgação: Coletivo Artístico BR-TRANS

Identidade visual gráfica: Sandro Ka

Realização: Coletivo Artístico BR-TRANS Fortaleza/Porto Alegre