No Circuito

Teatro

Espetáculo Exu, A boca do universo realiza curta temporada no espaço cultural da Barroquinha

Genilson Coutinho,
20/11/2014 | 15h11

wxu

Depois de participar de Festivais na Bahia e em São Paulo, o espetáculo realiza curta temporada de 21 a 30 de novembro no Centro Cultural da Barroquinha em comemoração ao mês da Consciência Negra.

Exu, a Boca do Universo é uma celebração à vida. Narrando as diversas facetas do Orixá EXU, o NATA-Núcleo Afrobrasileiro de Alagoinhas, passa em revista a ancestralidade de Yangui o que veio antes de vir, a irreverência de Enugbarijó, a sexualidade de Legbá, o virtuosismo de Bará, que rege o movimento do corpo, e entre outras coisas descobrir que EXU teve um amor…

Optando por uma dramaturgia músico-poética, o texto tem autoria de Daniel Arcades em colaboração com a diretora do espetáculo, Fernanda Julia. A direção musical é de Jarbas Bittencourt em músicas dele e do próprio NATA, as coreografias são de Zebrinha e a concepção visual de cenografia, figurinos e maquiagem é de Thiago Romero, também ator da montagem.

“Exu em suas várias facetas se mostra no espetáculo como alguém que valoriza o movimento da vida, do falar ao agir, do pensar e sentir, representando em cena a ancestralidade afro-brasileira e religiosidade de matriz africana formadora de nosso país, uma experiência enriquecedora e inesquecível para quem assiste e para quem realiza o espetáculo, comenta a diretora Fernanda Julia.

Exu, a Boca do Universo é a 19º Montagem do Núcleo de Teatro Castro Alves, realizada atrás do edital “Em Construção” – Edição Especial 2013/Uma Homenagem a Lina Bo Bardi”, uma realização do Teatro Castro Alves, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA) com produção da Kalik Produções Artísticas, NATA e Cardim Projetos.

EXU A BOCA DO UNIVERSO
de 21 a 30/nov, sex a dom, 19h
onde: Centro Cultural da Barroquinha
ingressos: R$20 e R$10