Espetáculo Ex-passo encerra temporada nesta sexta-feira (21) em Salvador

No Circuito, Teatro
17 de dezembro de 2018
por Genilson Coutinho

Ex-passo encerra temporada em Salvador, nesta sexta-feira (21), às 17h30, na Praia da Paciência, Rio Vermelho. O espetáculo de dança contemporânea utiliza linguagem simples e de fácil acesso ao público, transformando praias de Salvador em espaço cênico com uma coreografia itinerante construída pelo encontro e relação estabelecida entre os quatro artistas, suas experiências, pernas de pau e o mar.

A temporada de estreia já contou com sete apresentações gratuitas, passando pela Praia da Ribeira, Praia da Preguiça, Praia da Paciência e Praia de Itapuã.

Criada originalmente em 2008, Ex-passo nasceu como um solo desenvolvido pelo ator, dançarino e diretor Claudio Machado em parceria com a coreógrafa Líria Morays. Na época, os artistas desenvolveram uma obra de curta duração, levando para o palco o resultado de experimentos que já entrelaçavam dança contemporânea e técnica circense de pernas de pau.  Dez anos se passaram desde então e o projeto volta à cena baiana ganhando força com a formação de uma parceria com os intérpretes-criadores: Clara Garcia, Matias Santiago e João Rafael Neto, bem como ampliando seu horizonte ao ter como espaço cênico, o mar. Os quatro performers trazem à cena diferentes formações, estéticas e experiências distintas.

Ex-passo é uma obra criada por meio de um processo colaborativo com os intérpretes-criadores sob a direção coreográfica de Claudio Machado e conta ainda com música original do compositor, cantor e diretor musical já conhecido no cenário artístico baiano, Jarbas Bittencourt.

A realização do projeto fica por conta da União Instável Criações, núcleo de criação e produção artístico-cultural formado em 2016 pelos artistas Clara Garcia (Espanha) e Claudio Machado (Brasil), que busca promover e criar utilizando múltiplas linguagens artísticas, estimulando a circulação de obras e a conexão entre países e artistas. Entre as produções realizadas estão “Don’t Leave” (2016) em parceria com Lucas Tanajura e sob a direção coreográfica de Aleksandra Scibor (Polônia); Porto Brasil (2017 e 2018), uma mostra anual de arte e cultura brasileiras dentro da programação do Sommerwerft Internationales Theater Festival am Fluss realizado pelo Antagon Theater  AKTion (Alemanha); e “Jo” (2018), solo em processo com Clara Garcia sob direção de Claudio Machado.

O projeto conta com apoio financeiro do Estado da Bahia.

Sobre os artistas:

Clara Garcia é graduada em dança contemporânea pela escola Die Etage (Alemanha) e possui longa experiência com danças urbanas, participou de diferentes espetáculos e festivais pelo Brasil, Europa, Ásia e América Central.

Matias Santiago é mestre em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atua como professor, bailarino e coreógrafo com carreira marcada pela passagem em diversas companhias nacionais e internacionais.

João Rafael é bailarino, coreógrafo, fotógrafo e videomaker, formado pela Escola de dança da FUNCEB e estuda a hibridação entre a dança contemporânea, novas tecnologias e esportes de ação urbanos.

Claudio Machado, além de formado em Artes Cênicas pela UFBA, possui uma formação livre em dança moderna e contemporânea e vem se destacando como criador e produtor de espetáculos premiados na cena baiana.

Ficha técnica:

Direção e concepção coreográfica: Claudio Machado

Criação colaborativa com os intérpretes criadores: Clara Garcia, Claudio Machado, João Rafael Neto e Matias Santiago

Assistência de criação: Clara Garcia

Música original: Jarbas Bittencourt

Iluminação: Fred Alvin

Figurino: Rino Carvalho

Costura e assistência de figurino: Angélica Paixão

Produção: Ramona Gayão

Designer e imagens de divulgação: Luisa Caria

Assessoria de comunicação: Biz Comunicação Integrada

Realização: União Instável Criações

Serviço

Espetáculo Ex-passo

Data: 21 de dezembro (sexta-feira)

Local: Praia da Paciência, Rio Vermelho

Horário: 17h30

Maiores informações: (71) 98788-6328/ Instagram: @ex.passo

Gratuito