Espetáculo “Drácula” faz curta temporada dentro do projeto Vila Verão 2013

Sem categoria
7 de janeiro de 2013
por Genilson Coutinho


Drácula – espetáculo baseado na obra de Bram Stoker e mais novo trabalho do diretor Marcio Meirelles – volta em cartaz no verão de 2013 após temporada de sucesso em agosto e setembro de 2012. O romance, contado através de cartas, recortes de jornais, escritos de diários pessoais e de bordo, convida o público para uma reflexão sobre o lugar da mulher, a evolução das sociedades, o crescimento do capital versus o crescimento humano. A peça reestreia quinta-feira dia 10 de janeiro no Teatro Vila Velha, em Salvador, dentro da programação do projeto Vilaverão, ficando em cartaz somente até o dia 13.


Embora montada 6 vezes no Brasil, esta encenação de Meirelles traz linguagem inovadora à obra: o lugar do protagonista é revisitado, pois nenhum ator interpreta o Conde Drácula. O personagem é constituído por projeções que contracenam com os atores Ciro Sales, Igor Epifânio, Lis Luciddi, Luisa Proserpio, Rafael Medrado e Will Brandão e percorrem a sala do teatro através de imagens, palavras e sons.

Tal concepção visa dar conta dos escritos de Stoker acerca da construção do mito. Ao encenar Drácula, Meirelles tenta nos fazer ver que “o mito do vampiro nada mais é que uma imagem que projetamos fora de nós para ocultar nossa própria monstruosidade”. Na nova abordagem, não há sangue nem caninos latentes. O célebre romance é recontado de modo atual e faz contrapontos entre Oriente e Ocidente, homem e mulher, ciência e magia, questionando, a todo momento, os monstros que nos habitam.

Drácula é um clássico por estar sempre mostrando novos pontos de vista às pessoas, evidencia o quanto a ciência e o capitalismo avançaram, mas não resolveram os problemas da humanidade. Diante disto, Meirelles afirma que “se ficamos presos ao crescimento do capital, mas não desenvolvemos o ser humano, corremos o risco de criar muitos monstros”.

Serviço:

Espetáculo Teatral Drácula
Temporada: de 10 a 13 de janeiro de 2013
Quando: quinta, sexta e sábado 20h, e domingo 19h
Onde: Teatro Vila Velha [Av Sete de Setembro, s/n, Passeio Público, Campo Grande, Salvador] Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada válida para idosos, estudantes e demais casos previstos em lei)
Lotação: 180 lugares
Classificação indicativa: 15 anos
Duração: 2 horas
Tel da bilheteria: (71) 3083-4600