Espetáculo “Desplante.doc” estreia em salvador

Sem categoria
7 de março de 2013
por Genilson Coutinho


DESPLANTE.doc é o novo trabalho da bailarina e pesquisadora mineira Laura Pacheco, radicada em Salvador, e parte da experiência migrante da artista em terras estrangeiras durante o ano de 2012 em países como Espanha, França e Alemanha. O espetáculo transita pelas linguagens do videoexperimental, da dança e da performance e revela o desafio de se expôr e se observar em diferentes culturas, afetando-se e deixando-se ser afetado pelo ambiente estranho e por outros corpos imigrantes. Atualmente, o espetáculo realiza sua circulação nacional financiado pelo Prêmio ProCultura Circo, Dança e Teatro da Funarte por 7 capitais brasileiras, sendo Salvador a terceira cidade da rota, com apresentações nos dias 15 e 16 de março, sendo as demais cidades Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Recife.

A criação do trabalho parte de uma pesquisa artístico-acadêmica da artista que teve início durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia. Ao finalizar seu mestrado, Laura ganhou o Edital de Residência Artística 2011 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia/Brasil, dentro do Projeto Articulações Transculturais// ARTEA Madrid, com a proposta de dar prosseguimento a sua investigação artística no exterior. Todo o processo de criação do espetáculo foi desenvolvido durante a viagem que durou um ano e quatro meses, onde a artista realizou residência artísticas em cidades como Madride Berlim.

Em Madri, Laura iniciou o processo de criação do trabalho juntamente com seu assistente de direção, o artista baiano Giltanei Amorim, que também morava em Madri na ocasião, realizando apresentação no Festival SCRAXTE Underground Brasil. Na Espanha, contou também com a colaboração artística da bailarina espanhola Carmen Talegona, referência mundial no flamenco. Ambos os artistas – Carmen e Giltanei – participarão do bate-papo após o espetáculo que será realizado após a apresentação no dia 16 de março. Já no dia 15 de março, o bate-papo será com a profa. dra. Jussara Setenta, do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA, e também com Giltanei, onde debaterão os cruzamentos entre pesquisa acadêmica e prática artística em dança. Em Berlin, Laura teve a oportunidade de trabalhar com a bailarina japonesa de butoh Minako Seki, que atua como colaboradora artística do trabalho e virá para o Brasil para participar da circulação em cidades como São Paulo, Curitiba e Florianópolis.

O resultado do espetáculo conta, portanto, com todos esses trânsitos e contatos com diferentes culturas e modos de se pensar a criação artística, indo da dança flamenca ao butoh, da performance ao videoexperimental. O corpo da artista torna-se o próprio local de produção do discurso e de questionamento da ação comunicativa, questionando estereótipos, subvertendo identidades pré-estabelecidas, e buscando estratégias de adaptação como estímulo para a criação.

Serviço:
Local: Teatro do ICBA- Goethe
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1809. Corredor da Vitória. Salvador- BA
Data: 15 e 16 de março de 2013 (sexta e sábado)
Ingresso: Entrada franca
Horário: 20h
Após o espetáculo, bate-papo com a artista com a presença dos convidados:

Dia 15/03 – profa. Drª. Jussara Setenta (Escola de Dança da UFBA) e performer Giltanei Amorim (assistente de direção do espetáculo)
Tema: “Desplante.doc: cruzamentos entre a pesquisa acadêmica e a prática artística”

Dia 16/03 – bailaora espanhola Carmen Talegona (referência mundial de flamenco) e performer Giltanei Amorim (assistente de direção do espetáculo)
Tema: “Entre a tradição e contemporaneidade: por um flamenco migrante”