Espetáculo de dança explora o universo da loucura

Sem categoria
6 de abril de 2011
por Genilson Coutinho

A investigação dos limites entre loucura e sanidade, da solidão e do encontro é a matéria-prima do espetáculo de dança As Borboletas, mais novo trabalho do Coletivo Núcleo Vagapara, com direção de Paula Lice, dramaturgia de Fábio Costa e interpretação de Lucas Valentim e Thulio Guzman. Inspirada no conto de Caio Fernando Abreu “Uma História de Borboletas”, a montagem foi construída de forma compartilhada com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Pojuca (Praça da Bandeira, n° 26 Pojuca). Será neste local que o trabalho estreará no dia 13, com apresentações às 14h e às 19h, além dos dias 14 e 15 de abril, nos mesmos horários. Para o grande público, uma apresentação única vai mostrar a experiência criativa de As Borboletas no Teatro Gamboa, no dia 21 de abril, às 20h.

O CAPS Garcia abrigará apresentações de As Borboletas no mês de maio, nos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13, às 16h. Nos Caps, haverá espaço para o envolvimento das pessoas que participaram das oficinas nas apresentações. Na versão que será apresentada no Teatro, apenas os dois intérpretes estarão em cena.  A entrada nos centros de saúde mental é gratuita e no teatro, o ingresso custa R$10,00 (inteira).

As Borboletas é inspirado no conto Uma História de Borboletas, de Caio Fernando Abreu, que traz a trajetória de um casal que enlouquece silenciosa e solitariamente. O conto traz à tona reflexões sobre a loucura como forma de enxergar e lidar com o mundo. A sensibilidade e a perspectiva poética que o texto abre para leitura da loucura inspirou o grupo de artistas para criar o espetáculo. O processo criativo foi conduzido de forma colaborativa, com a direção, intérpretes, dramaturgo, diálogos com os usuários dos CAPS e psicólogos.

A partir de uma série de sete oficinas promovidas nos centros, os criadores se aproximaram da realidade das pessoas com transtornos psiquiátricos e suas experiências. “As oficinas abriram espaço para podermos conhecer os usuários e seus familiares, perceber o quanto são pessoas criativas. A experimentação com eles contribuiu para nortear o trabalho” explica a diretora da montagem, Paula Lice.

Ficha Técnica

Direção: Paula Lice

Dramaturgia: Fábio Costa

Bailarinos: Lucas Valentim e Thúlio Guzman

Produção: Daniel Moura

Direção Musical: Ronei Jorge

Iluminação: Márcio Nonato

Figurinos: Soddi

Fotos: Nilson Rocha e João Meirelles

Serviço:

Onde: CAPS – Pojuca (Praça da Bandeira, n° 26 Pojuca)

Teatro Gamboa: Rua Gamboa de Cima, 3 Aflitos – Tel.: (71)3339-2418 Salvador

CAPS – Garcia

 

Quando: data e horário

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Pojuca,

13, 14 e 15 de abril, às 14h e 19h.

Teatro Gamboa: 21/04, às 20h

CAPS Garcia, dias 4, 5 , 6, 11, 12 e 13 de maio, às 16h

 

Quanto: Gratuito nos CAPS e R$10,00, no Gamboa.

Realização: Núcleo Vagapara

E-mailmonica.jornalista@ymail.com

Sitenucleovagapara.blogspot.com