Espetáculo Condenados estreia nesta sexta (14), no Espaço Xisto Bahia

Slider
6 de julho de 2017
por Genilson Coutinho

2464c93b02

Estreia nesta sexta (14), no Espaço Xisto Bahia o Espetáculo Teatral Condenados. A montagem da SouDessa Cia de Teatro compõe o Projeto Sou Mais, contemplado no Edital Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2016, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Nessa terceira temporada Condenados traz como tema a discussão em torno da homofobia em diferentes pontos de vistas: do agressor, da sociedade, para quem sofre o ato e levanta questionamentos. Como lidar com a violência? Qual é a melhor forma de combatê-la? E se ao invés da tentativa de diálogo os homossexuais revidassem com a mesma moeda?

Através das vivencias em torno da opressão e violência sobre LGBTs pela sociedade em geral, a peça põe em pauta se a única forma de acabar com as agressões, que em muitos casos terminam em assassinato, seria se defender com a mesma violência.

Dirigido e escrito por Filipe Harpo, Condenados traz um conjunto de histórias vividas por 20 personagens interpretados pelo cantor e ator Taric Marins (Grupo musical Banda de Boca; Espetáculos: Bessame Mucho, Mar Morto) e o ator Bruno Roma (Gota D´água, Transmetropolis, A Comida de Nzinga). O texto provoca o expectador abordando conflitos familiares, preconceito velado e violência gratuita, em meio a reflexão sobre a responsabilidade da comunidade LGBT em perpetuar a homofobia que ela tanto sofre.

O Espetáculo Condenados segue em cartaz no Espaço Xisto Bahia – Biblioteca dos Barris nos dias 14, 15, 21 e 22 de julho (sextas e sábados), sempre às 20h. Depois segue para o Centro Cultural Plataforma nos dias 28, 29 de julho; 04 e 05 de agosto (sextas e sábados), sempre às 19h.

PROJETO SOU MAIS

O Projeto Sou Mais foi contemplado no Edital Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2016, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O Sou Mais nasce como manutenção das atividades da SouDessa visando pesquisar, difundir repertório e montagem de espetáculos com temática LGBT. A ação contará com temporada de espetáculos de repertório da Cia, além de novas montagens. O projeto também trará atividades de capacitação e iniciação artísticas (Cênica, Iluminação, Cenografia).

SOUDESSA CIA DE TEATRO

Fundada em junho de 2011, tendo Transmetropolis como montagem de estreia, a Companhia traz à tona discussões sobre a pluralidade sexual na atualidade. A SouDessa é uma Cia de colaboradores artísticos de várias áreas dos bastidores (produção, cenografia, figurinista, iluminador etc) do teatro e sempre com elenco convidado diferente a cada montagem. Filipe Harpo é o diretor artístico e também fundador.

A primeira temporada de Transmetropolis aconteceu no Cine Teatro Solar Boa Vista, onde a Cia era residente. O espetáculo ganhou ainda uma segunda temporada em setembro de 2011 no Espaço Cultural Dias Gomes com o apoio do Sindicato dos Comerciários de Salvador. E também contou com o Projeto Destravando: ciclo de debates com o propósito de discutir e informar o público sobre os processos de transformações dentro das sexualidades evidenciadas no espetáculo.

A segunda montagem da SouDessa, Condenados, estreou a primeira temporada em 31 de agosto de 2012 no Cine Teatro Solar Boa Vista – espaço em que a Cia era residente – além de participar da programação da Semana da Diversidade Cultural – a convite do presidente do GGB, Marcelo Cerqueira. A segunda temporada veio em 10 de janeiro de 2013 num novo formato, um nova proposta de espaço e interação com o público, sendo encenado no All Club Lounge Bar no Beco dos Artistas, Garcia.

SERVIÇO
O quê: CONDENADOS
Elenco: Bruno Roma e Taric Marins – Direção de Filipe Harpo
Quem: Projeto Sou Mais – SouDessa Companhia de Teatro
Quando/Onde: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris) – 14, 15, 21 e 22/6 (sempre às 20h)
Centro Cultural Plataforma (Praça São Braz, s/n – Plataforma) – 28, 29/6, 04 e 05 de agosto (sempre às 19h)
Quanto: Espaço Xisto Bahia – R$ 10,00 (meia); 20,00 (inteira)
Centro Cultural Plataforma – R$ 10,00 (meia); 20,00 (inteira)
Classificação: 18 anos
Facebook: https://www.facebook. com/Soudessaciapage/
Instagram: soudessaciateatro