Espetáculo ‘As Noviças Rebeldes’ retorna ao palco baiano

No Circuito, Teatro
8 de maio de 2017
por Genilson Coutinho

O público de Salvador já pode começa a contar os dias, pois no mês de agosto a Companhia Baiana de Patifaria trás mais um grande sucesso da Cia: o espetáculo ‘As Noviças Rebeldes’, com direção de Wolf Maya, que já anunciou que já está de malas prontas para os ensaios da nova temporada. O anúncio do retorno das irmãs foi feito  na noite da ultima sexta-feira (5), no Teatro Eva Hetz, durante o lançamento do Livro “È a minha cara“ , das jornalistas Karina Mattos e Nara Maria Santos, que conta a história dos 30 anos de carreia da Cia.

No Brasil, o texto teve sua primeira montagem em 1987, com elenco feminino, e ganhou a primeira versão com elenco totalmente masculino pela Cia Baiana de Patifaria. As duas montagens tiveram direção de Wolf Maya. Dez anos depois, em 1997, a Cia Baiana de Patifaria chegou a se apresentar, por duas semanas, no circuito off-Broadway em Nova York, a convite do autor, recebendo elogios do The New York Times.

As Noviças Rebeldes, conta a história de cinco freiras que saíram da Irmandade de Salue Marie para jogar bingo em outro convento. As 52 freiras que ficaram morreram, vítimas de botulismo ao tomarem uma sopa feita com legumes enlatados vencidos. As cinco freiras sobreviventes, ao retornarem, descobrem que o caixa da Irmandade foi desfalcado pela Madre Superiora e que só dispõem de recursos para o funeral de 48 das freiras falecidas. Deixam então as quatro restantes num freezer até que consigam arrecadar dinheiro, através de um show beneficente, para enterrá-las.

Com texto e composições de Dan Goggin, o original da comédia musical Off-Broadway estreou em dezembro de 1985 e teve mais de 3.600 apresentações. Foi a segunda maior temporada off-Broadway da história. O musical tornou-se um fenômeno internacional, produzido em pelo menos 26 idiomas, com mais de 8 mil produções em diversos países. Mais de 25 mil artistas já desempenharam o papel das freirinhas  em todo o mundo.

Veja a galeria do lançamento.