Espetáculo “A natureza do olhar” com Elisa Lucinda entra em cartaz no Teatro Jorge Amado

Teatro
9 de setembro de 2014
por Genilson Coutinho

natureza_do_olhar_DMV5480

O ponto de partida do espetáculo “A natureza do olhar” foi o texto de Álvaro de Campos “Notas para a recordação de meu mestre Caeiro”. Sendo ambos Álvaro e Caeiroheterônimos de Fernando Pessoa, trata-se de uma genial brincadeira feita por Pessoa – uma conversaentre discípulo e mestre – que as atrizes Elisa Lucinda e Geovana Pires, também criadoras desta adaptação teatral, resolveram levar a sério.

Após algumas apresentações em São Paulo, Rio e no Ano Brasil em Portugal, em 2012, na pátria de Pessoa,
“A natureza do olhar” ganha novo fôlego, partindo em turnê nacional que se inicia entre os dias 14 e 23 de março, no Teatro Municipal de Niterói. A peça, que tem supervisão de Amir Haddad e música original de Carlos Malta, reúne um leque de cenas mostrando o convívio íntimo de dois personagens críveis, reais, antagônicos, cúmplices, divertidos… e no entanto, habitantes da cabeça ficcionista do gênio português. Por isso, a dialética entre os personagens vividos pelas atrizes é recheada de humor inteligente, nesta trama de prosa poética que dá conta das inquietações da alma humana.

A montagem traz o fundamento da “Companhia da Outra”, que desenvolve sua linguagem de teatro essencial através da poesia. Parem de falar mal da rotina, A fúria da beleza, Da chegada do amor, Amor, essa palavra de luxo, Caeirinho e a carta da terra e A natureza do olhar são os espetáculos desenvolvidos pela Companhia.

Durante a densa 1h30 minutos, sob as rajadas de versos e buquês de palavras, instala-se um clima de intimidade com o público que torna palco e platéia habitantes da mesma névoa. O elenco não só aprofunda a linguagem poética e sua força teatral, como também brinca com a relação mestre-discípulo, invertendo esses papéis: Geovana Pires,“lapidada a versos” pelas mãos generosas de Elisa, aqui assume o papel de mentor. E esta última faz o discípulo.

Elisa – cantora, poeta e escritora, que lança muito em breve seu 16º livro e primeiro romance- e a atriz Geovana são também sócias na Casa Poema, instituição sócio-educativa dedicada à palavra poética. “A poesia está no meu teatro, no meu conto para criança, na minha prosa, na minha conversa, até nas minhas guerras, minhas lutas, meus combates”, acredita Elisa Lucinda.

José Saramago, ao ver um recital de Elisa e seus alunos “falando” Fernando Pessoa, disse:

“Nunca, nunca, em tantos anos de ouvir recitar o Fernando Pessoa, ouvi isto. E, devo dizer que o milagre da palavra, que a verdadeira palavra é a palavra dita, é a palavra que se pronuncia. A palavra que está estendida no papel é uma palavra que dorme. Só quando dizemos a palavra que ela é palavra. (…) Eu estou-vos muitíssimo grato, e a ela (Elisa Lucinda) que é a mestra, e ela defende isso muito bem quando diz o poema do Alberto Caeiro… mas cuidado, se ela não toma cuidado, vocês passam-lhe a frente, e eu creio que ela ficaria satisfeita porque o grande mestre é aquele que espera que os seus discípulos sejam melhores que ele. Não sei se acontecerá alguma vez o que aconteceu aqui, que é que vou daqui com a alma a cantar!”. Finaliza o mestre.

Ficha técnica
Texto: Fernando Pessoa
Atuação, pesquisa e adaptação: Elisa Lucinda e Geovana Pires (Companhia da Outra)
Supervisão: Amir Haddad
Assistente de direção: Daniel Rolim
Cenografia: Colmar Diniz e Francisco Leocádio
Pintura de Arte e Adereços: Elysio Filho.
Execução de Cenário: Humberto Silva, Humberto Junior e equipe.
Figurino: Colmar Diniz e Maria Duarte.
Execução de Figurino: Adélia Andrade
Tricots: Ticiana Passos
Cabelos: Dimy Serafin e Georgina
Iluminação: Djalma Amaral
Operador de Luz: Marcelo Demarchi
Música Original: Carlos Malta
Contra-regra: Eduardo Brandão
Fotografia: Vantoen Pereira Jr.
Projeto Gráfico: David Lima e Bruno Cachinho
Produção Executiva: Casa Poema
Coordenação Geral: Geovana Pires
Realização: Casa Poema

Serviço:

Local: Teatro Jorge Amado
Data: 26, 27 e 28 de setembro
Horário: sexta e
​ ​​sábado 2​1​h e Domingo 19h
Valor: R$60,00 e R$30,00
Contato: 3525-9720