Espetáculo “A Menina Detrás das Nuvens” une teatro, música, dança e circo

No Circuito, Teatro
3 de dezembro de 2018
por Genilson Coutinho

Foto: Thiago Alencar

Espetáculo infantojuvenil “A Menina Detrás das Nuvens” é opção de diversão, entretenimento e lazer aos domingos de dezembro

A antiga montagem foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro em 2013, na categoria infantojuvenil, com a versão “O Menino Detrás das Nuvens”.

O espetáculo infantojuvenil A Menina Detrás das Nuvens, em nova adaptação inspirada no texto de Carlos Augusto Nazareth “O Menino Detrás das Nuvens”, une teatro, música ao vivo, dança e circo, e leva uma mensagem de esperança para todas as idades no espaço Lifecirco Salvador, no Rio Vermelho, aos domingos de dezembro (02, 09, 16), às 16h.

Elementos e números circenses, efeitos especiais, magia, palhaçadas, e tudo mais que nos permite reviver sensações que só o circo nos proporciona, além de conduzir a uma visita lúdica e especial ao interior de si, marcam a volta da peça, apresentada em espaços alternativos, com classificação livre.

Em cena, nomes consagrados do cenário artístico baiano, dão vida aos personagens ao contar a história de Zefinha, uma menina travessa, que vivia num lugar muito distante, lá detrás dos morros…Muito curiosa, seus olhinhos fitavam a linha do horizonte e desejava saber se seria ali, naquele lugar escondido, que ela cumpriria o seu destino. Sua Mãe Sinhana, mulher forte e protetora, sentia medo dos questionamentos de Zefinha. A sua madrinha Janú Sebás, sempre ia lhe visitar e levava novidades existentes na cidade, alimentando sua curiosidade pelo desconhecido, e a esperança de um dia conhecer o mundo, sua maior inquietude. Um dia, a menina recebe a triste notícia da morte da sua madrinha. Desconsolada, foge em direção ao infinito, onde encontra uma cigana, que lhe apresenta ao circo: Um mundo de cores, sons, riso e fantasia. Um mundo de invenções: o mundo sonhado por Zefinha.

O espetáculo tem encenação e adaptação de Tacira Coelho, atriz e diretora teatral formada pela Universidade Federal da Bahia, além dos atores Diogo Watanabe – Drag Queen Janú Sebás- no papel da Madrinha; Gabys Lima vive Sinhana; e Lílith Marques dá vida à protagonista Zefinha. Os músicos em cena deixam o clima ainda mais alegre e divertido, sendo um diferencial no espetáculo, que conta com Amannda Mattos, Babuca Gimaldi, Humberto Monteiro, e participação especial de Maní, o Pássaro.

De volta aos palcos após dez anos, a atriz e diretora Tacira Coelho, destaca a mensagem da peça. “Eu descubro que O Menino Detrás das Nuvens, na verdade, é a menina, e fala sobre mim, é um verdadeiro encontro, e é isso que espero que as pessoas percebam quando assistirem ao espetáculo. É um desafio enorme assumir a direção, atuar e produzir, mas o resultado disto tudo é uma mensagem capaz de tocar a todas pessoas, de todas as idades, com uma mensagem que atravessa o tempo e faz parte da curiosidade de cada pessoa: a busca pelo desconhecido e o desejo de ir além daquilo que te espera”.

Para a atriz protagonista do espetáculo, Lílith Marques, a qualidade do texto, e as inquietudes da menina Zefinha é o que mais lhe encanta. “É um espetáculo muito bonito, tem uma equipe maravilhosa de profissionais envolvidos, e um texto primoroso, que é o que mais me encanta. A minha personagem, Zefinha, tem muito de mim, de toda criança, e de cada um de nós. Tem uma parte em que ela diz assim: ‘O desconhecido é o que me chama’, e ela quer saber, conhecer o mundo externo e buscar explicações para as suas inquietudes, e essa força de conhecer a si, e ao mundo, que há em todo ser humano, que quando despertado na infância, pode construir um mundo melhor, adultos que se conheçam mais profundamente, então, é essa mensagem de busca e de esperança, que alimenta a alma e faz com que o espetáculo seja não só infanto-juvenil, mas para todas as idades”, ressalta.

Serviço

O quê: Espetáculo Teatral Infanto-Juvenil “A Menina Detrás das Nuvens”

Quando: 2, 9 e 16 de Dezembro, às 16 h

Onde: Lifecirco Salvador, Rua Marquês de Monte Santo, Rio Vermelho. (Após a rua Fonte do Boi, próximo ao Posto Shell e à entrada da praia do Buracão)

Ingressos: R$ 50 inteira; e R$ 25 meia (vendas no local)

Promoção: Adulto acompanhado de uma criança paga meia/ Indicação Livre.

Informações: (71) 99152-5991

Assessoria de Imprensa: Roy Rogeres

Fotos: Thiago Alencar

Arte/Designer: Mirela Dantas