Especialistas dão dicas de como customizar objetos comuns para arrasar na decoração natalina

In Moda
3 de novembro de 2017
por Genilson Coutinho

Versatilidade e renovação são dois conceitos que combinam muito bem quando o assunto é decoração natalina. Utilizar a criatividade para transformar peças básicas em artigos sofisticados e inovadores é uma das tendências nesse período em que ser chique é também uma questão de sustentabilidade. Para colocar tudo isso em prática na decoração de final de ano, algumas dicas preciosas de quem realmente entende no assunto podem ser de grande valia.

“As pessoas tendem a usar o convencional na decoração de Natal. Mas essa é uma época maravilhosa para abusar da criatividade e fazer coisas diferentes, mesmo a partir de objetos básicos que já temos normalmente em nossas casas”, afirma Luciene Belfort, proprietária da loja de decoração Belfort Gift, que é referência no segmento. A loja, localizada no Shopping Paseo, realizou um evento sobre as tendências para decoração natalina. O workshop Os Preparativos para o Natal contou com a participação das digital influencers Juliana Bacelar e Vânia Senna, que deram dicas práticas de como criar cenários e produzir mesas, aparadores e serviço americano com customização das peças.

De acordo com a digital influencer Juliana Bacelar, é possível customizar objetos que temos disponíveis durante todo o ano em casa para entrar no tema natalino com estilo e criatividade. “Podemos usar um porta-velas, por exemplo, com nozes, amêndoas, frutas secas como damasco, que vai ficar charmoso e adequado à ocasião”, garante. Outra boa pedida é colocar elementos natalinos em peças de prata como bandejas ou réchauds de tamanhos e formatos variados.

Utilizar os guardanapos com dobras feitas de forma especial para ficar com a cara do tema também é uma opção. O guardanapo pode tomar formato de laço ou até mesmo de árvore de Natal. Os guardanapos utilizados também podem misturar materiais, como tecido e um papel de qualidade. “O de tecido seria utilizado no colo e o de papel para limpar a boca. Fica uma mistura que foge do comum e ainda inspira praticidade”, explica Luciene Belfort.

A beleza do aspecto religioso

Sem esquecer o lado religioso do Natal, o presépio também pode ser utilizado como um detalhe bastante valorizado, ou até mesmo em destaque como centro de mesa.  Outro objeto que não pode ficar de fora numa linda mesa natalina são os castiçais. Eles dão um toque de requinte, mesmo em mesas montadas com outras peças mais simples. Já as velas dão um brilho todo especial à ocasião.

Bonecos de neve, renas, gorro do Papai Noel, entre outros objetos de Natal, também podem ser utilizados com outros itens não só decorativos como funcionais, a exemplo de bombonieres, suqueiras ou taças de vinho. Aliás, as taças são peças extremamente versáteis. Podem ser usadas de cabeça para baixo, virada para a mesa, com uma vela em cima e uma linda bola de Natal dentro.

Para os arranjos de flores, que podem ser naturais ou permanentes, uma opção que promete agradar é a utilização de frutas, como maçãs verdes ou vermelhas, que dão um visual diferenciado. O arranjo pode ser feito no formato de uma pequena árvore de Natal e as frutas substituem as tradicionais bolas. Também é possível inserir uma iluminação que dará um toque ainda mais especial à peça.

Vale também ressaltar que a harmonia das cores é imprescindível na hora de montar uma mesa natalina. Para quebrar um pouco o peso das cores mais fortes utilizadas tradicionalmente, que são o verde e o vermelho, é possível abusar do branco, gerando sutiliza e leveza. Já os cartões ou menus feitos de papel podem dar um caráter mais personalizado à decoração.

E para aqueles que possuem uma família grande, não querem deixar ninguém de fora e precisam enfrentar o desafio de um espaço mais reduzido, vale à pena organizar a arrumação dos objetos de uma forma um pouco mais estratégica. Se não tem espaço disponível para colocar tudo na mesa principal, outra dica valiosa é utilizar um aparador para usar o material de uma forma mais compacta. O importante é entrar no clima e celebrar com a família reunida e a beleza do espírito natalino.